Os padeiros da Vulkan recebem talentos do exterior contra a escassez de trabalhadores qualificados!

Os padeiros da Vulkan recebem talentos do exterior contra a escassez de trabalhadores qualificados!

Na luta contra a escassez de trabalhadores qualificados no comércio de padaria, o padeiro vulcânico Joachim Haas de Schotten está ativo para o treinamento de especialistas internacionais. Atualmente, a empresa possui 100 funcionários, incluindo pessoas de diferentes nações, como Turquia, Polônia, Eritreia e Paquistão. Haas reconheceu que a integração desses funcionários não apenas beneficia a empresa, mas também para a sociedade.

Os requisitos de pessoal no ofício aumentaram acentuadamente. O ofício sofre de uma escassez significativa de trabalhadores qualificados, causados ​​por desenvolvimentos demográficos e uma mudança de valores na sociedade. Apesar da importância do ofício para a economia alemã, com 560.400 empresas e cerca de 5,4 milhões de funcionários em 2020, a necessidade de trabalhadores qualificados permanece consistentemente alta. O escritório federal para estatísticas estimadas que 12.1. prevê que 12,5 milhões de trabalhadores se aposentarão até 2036.

integração através do treinamento

Em sua padaria, Joachim Haas já tomou medidas concretas para neutralizar a falta de especialistas. Ele entrou em contato com uma agência em Stuttgart que medeia os jovens do Marrocos. Um exemplo é o trainee marroquino Hicham Zaim, que trabalha na empresa há um ano e já teve um bom conhecimento de alemão. O treinamento ocorre uma ou duas vezes por semana em Gießen, o que suporta ainda mais a integração. Em 1º de abril, quatro estagiárias do Marrocos também serão recebidas na empresa.

A disposição de integrar não é apenas uma necessidade para o HAAS, mas também uma oportunidade. Devido à estreita cooperação com o Schotten Family and Youth Center, os cursos de idiomas são organizados, a integração dos novos funcionários é promovida. Isso torna o futuro do ofício para muitas empresas mais emocionantes, porque os jovens do exterior trazem novas perspectivas e idéias.

Desafios em artesanato

Os desafios para o ofício são ótimos. According to the Deutsche Handwerks Zeitung , every third craft profession is part of the bottleneck professions, whereby the deficiency in areas such as construction electricity and car technology é maior. Mais de 80 % dos empregos nessas disciplinas são difíceis de preencher. As posições de treinamento no ofício permanecem vagas; No ano de treinamento de 2023, muitos chefes de artesanato não encontraram candidato adequado para cada sétima posição de treinamento.

Além disso, a obrigação de domínio torna a independência dos migrantes no ofício. Estudos mostram que a proporção de migrantes pode ser até 18 % maior entre os fundadores sem domínio. É evidente que, sem o desempenho da contribuição dos migrantes, como no Haas 'operado, o número de estagiários no artesanato de 2021 teria sido cerca de 50.000.

A combinação de desafios demográficos e os requisitos da nova geração cria o pessoal do setor de artesanato em uma tarefa complexa que requer soluções de curto prazo, como a integração de especialistas internacionais, bem como estratégias de longo prazo para melhorar as condições de trabalho e o desenvolvimento profissional.

Details
Quellen

Kommentare (0)