Violência anti -semita em Dortmund: a sombra da República de Weimar
Violência anti -semita em Dortmund: a sombra da República de Weimar
Na primavera de 1920, Dortmund experimentou uma onda preocupante de violência anti -semita. Esses tumultos foram amplamente alimentados pelos Reichswehr e Freikorps, os cidadãos judeus ameaçados: ameaçados por dentro e, assim, criaram o terreno fértil para a ideologia dos socialistas nacionais. Em 13 de março de 1920, o Kapp-Lüttwitz-Putsch, que foi encenado por forças reacionárias do Reichswehr sob Wolfgang Kapp e Walther von Lüttwitz para derrubar a República de Weimar. O golpe falhou após quatro dias, graças a uma greve geral em todo o país.
A reação do movimento trabalhista na área de Ruhr foi impressionante: eles formaram o "exército de Red Ruhr" para combater os cupons. Após o golpe fracassado, os trabalhadores exigiram o desarmamento do corpo livre. Mas, em vez de acalmar a situação, o governo de Reich reagiu com medidas repressivas. Em 4 de abril de 1920, o Reichswehr marchou para Dortmund. Essa presença militar rapidamente levou a um aumento de ataques anti -semitas.
motins anti -semíticos em Dortmund
O Freikorps Oberland, que não apenas representava visões anti -semíticas e anti -republicanas, era particularmente ativo, mas também agia contra a população judaica de maneira agressiva. Soldados do corpo livre distribuíram folhetos anti -semíticos e lojas judaicas manchadas com slogans de ódio. Esses excessos não apenas ocorreram em restaurantes, mas também em locais públicos. Um oficial de Reichswehr insultou o editor do Dortmund Tageblatt, enquanto o rabino Dr. Jacob se voltou para a liderança militar para acabar com os tumultos - um apelo que permaneceu em grande parte ineficaz.Outro incidente ocorreu quando uma assembléia popular da Associação Central deveria ser violentamente perturbada antes das eleições. A intervenção de um grande grande impediu pior. Os soldados de Reichswehr expressaram abertamente suas opiniões de que sua tarefa era erradicar "comunistas e judeus". Esses distúrbios anti -semíticos diminuíram gradualmente depois que as tropas foram deduzidas em 7 de junho de 1920 e lançaram as bases para a ascensão do NSDAP em Dortmund, que já foi fundada em 1 de maio de 1920.
A origem da antifa
O logotipo da campanha anti -fascista, que mostra duas bandeiras, simbolicamente significa socialismo e anarquismo. Eventos históricos como o Kapp-Lüttwitz-Putsch mobilizaram o movimento dos trabalhadores e, portanto, também grupos antifascistas que se defenderam contra o emergente NSDAP. Os principais objetivos da Antifa são a luta contra o extremismo direito e a promoção dos princípios anticapitalistas e anti -racistas. Com sua ampla gama de ações que variam de manifestações a protestos militantes, Antifa não apenas influenciou os movimentos sociais na Alemanha, mas também luta contra ideologias extremistas de direita em uma rede internacional.
Details | |
---|---|
Quellen |
Kommentare (0)