David Lynch: O mestre da escuridão morre aos 78 anos!

David Lynch: O mestre da escuridão morre aos 78 anos!
O diretor dos EUA, David Lynch, morreu aos 78 anos. Ele ficou conhecido por sua pioneira série de TV misteriosamente "Twin Peaks" e seus filmes como "Wild at Heart" e "Blue Velvet". A triste notícia sobre sua morte foi publicada pela família no Facebook e Instagram. A causa da morte não foi anunciada, mas Lynch sofre de problemas de saúde há muito tempo, devido ao seu hábito de fumaça de longo prazo.
David Lynch, nascido em Montana em 1946, foi um cineasta e artista influente que revolucionou a cinematografia com suas histórias incomuns e muitas vezes bizarras. Seus trabalhos geralmente abordam a violência e a perversão em mundos misteriosos. Lynch estréia em 1977 com o filme surrealista "Eraserhead" e alcançou sucessos internacionais com filmes como "The Elephant Man", que recebeu oito indicações ao Oscar, além de "Blue Velvet", que era famosa com uma cena chocante com uma orelha de corte. Para "Wild at Heart", ele foi premiado com o "Golden Palm" em Cannes em 1990.Desafios de saúde e carreira
Lynch teve que lutar com as queixas de saúde nos últimos anos. Ele sofria de enfisema pulmonar, diagnosticado em 2020, que faz parte da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Segundo relatos, Lynch não conseguiu mais ficar sem oxigênio depois de fumar por quase 70 anos. Em agosto de 2022, ele anunciou que havia desistido de fumar depois de ter dificuldade em ficar ar. Apesar desses conjuntos de saúde, Lynch permaneceu artisticamente ativo e introduziu a nova temporada de "Twin Peaks" em 2017. Ele também fez curtas -metragens no passado recente e trabalhou em vários scripts.
Os últimos anos de sua vida Lynch passou principalmente em casa e sofre com as consequências de seu enfisema desde o verão de 2024. Ele era conhecido por suas impressionantes figuras de filmes e seus esforços de paz. Lynch meditou desde a década de 1970 após o ensino do Maharishi Mahesh Yogi e fundou uma base que trabalha para "ensino consciente e paz mundial".
Bordal e prêmios da família
Lynch foi casado quatro vezes e pai de quatro filhos, incluindo sua filha Jennifer Lynch, que também é diretora. Embora Lynch tenha sido indicado ao Oscar um total de quatro vezes, ele não recebeu ninguém. Em 2019, no entanto, ele recebeu um Oscar de honra por sua visão artística, que teve um impacto duradouro no cinema.
Sua visão da vida e do cinema também se refletiu em sua arte. Uma de suas últimas exposições, sob o título "My House Is On Fire", pode ser vista no Horst Janssen Museum em Oldenburg até meados de fevereiro. Lynch deixa um herdeiro que permanece de grande importância para muitos amantes de cinema e artistas em todo o mundo. Sua influência certamente será perceptível por muitos anos.
Details | |
---|---|
Quellen |