Demonstração em Fulda: Centenas de democracia e contra o extremismo direito!

Demonstração em Fulda: Centenas de democracia e contra o extremismo direito!
Na noite de sexta -feira, 21 de fevereiro de 2025, várias centenas de pessoas se reuniram no Uniplatz em Fulda para demonstrar contra o extremismo direito e para a democracia. O evento, organizado pela aliança "Fulda é oposto" em cooperação com cerca de 80 outras organizações, ilustrou o crescente compromisso da sociedade civil contra a taxa certa na Alemanha. A polícia estimou o número de participantes em cerca de 700, enquanto os organizadores relataram cerca de 1.000 pessoas presentes.
Deve -se enfatizar que numerosos grupos e organizações, incluindo igrejas, sindicatos, clubes, fabricantes culturais e clubes esportivos, participaram da manifestação. Enquanto o SPD e os verdes pediram participação, o CDU e o FDP permaneceram deslocados. O lema da manifestação "Nossas cruzes não tem ganchos" não apenas representou um ponto de vista claro contra ideologias extremistas da direita, mas também pedia mais proteção climática.
Política e incentivo para valores democráticos
Andreas Goerke, um organizador do evento, enfatizou que essa demonstração não deveria servir de publicidade para as partes. De fato, nenhum representante de partidos políticos falou no palco. Essa decisão sublinhou o foco em um amplo movimento social que se voltou contra o aumento da radicalização. Abdulkerim Demir, membro do Conselho Consultivo dos Estrangeiros de Fulda, também comentou o fortalecimento dos extremistas da direita e descobriu que os problemas na Alemanha não estavam com estrangeiros. Em vez disso, ele pediu atenção a tópicos importantes, como a política econômica.
A demonstração em Fulda não é isolada, mas faz parte de uma tendência maior. De acordo com o Ministério Federal do Interior, mais de 1,98 milhão de pessoas participaram de protestos contra o extremismo de direita em toda a Alemanha nos últimos três fins de semana. Essas manifestações em massa dão uma voz de "maioria silenciosa" e mostram que muitas pessoas trabalham ativamente para a democracia.
Reflexão social e desafios
Nesse tipo de comícios, os especialistasveem aspectos positivos e desafiadores. O cientista político Ursula Münch elogiou o compromisso dos cidadãos que se recusam a fazer as demandas dos extremistas. O historiador Hedwig Richter enfatizou que tais demonstrações fortalecem o sentimento de dignidade e igualdade humanas. O pesquisador do extremismo Andreas Zick também ressalta que a visibilidade e a reativação da cultura da lembrança desempenham um papel importante no lidar com as estruturas extremistas corretas.
No entanto, também existem vozes cautelosas, como o pesquisador de protesto Dieter Rucht, que indica o possível endurecimento das frentes entre a direita e os democratas. O compromisso persistente além das manifestações é visto por muitos especialistas como cruciais para o desenvolvimento político adicional.
Nas últimas semanas, as críticas à CDU e seu candidato ao chanceler Friedrich Merz também foram altas, cujas sugestões para uma política de migração mais nítida se depararam com grande resistência. Este debate se reflete na ampla agitação social e é ainda mais alimentado pelos eventos atuais na Alemanha.
A demonstração em Fulda, portanto, não é apenas um sinal de solidariedade, mas também um apelo ao fortalecimento dos valores democráticos na sociedade.
Para obter mais informações sobre a demonstração em Fulda, leia Fuldaerier "https://www.hessenschau.de/sgessellschaft/hunderte-menschen-beemo-in-fulda contra extremismo de direita-contra-rechtsextremism-fulda-100.html"> hessenschau.de e tagesschau .
Details | |
---|---|
Quellen |