Crise de ovos na Alemanha: prazer caro ou falta de cuidado?

Eierknappheit in Deutschland? Zunehmende Probleme bei der Eierproduktion aus den Niederlanden könnten Preise steigen lassen.
Escassez de ovos na Alemanha? Os problemas crescentes com a produção de ovos da Holanda podem aumentar os preços. (Symbolbild/ANAG)

Crise de ovos na Alemanha: prazer caro ou falta de cuidado?

Na Alemanha, há uma escassez de ovos que pode levar a preços altos e alterar a disponibilidade. De acordo com pfalz-express , as causas são de várias camadas e variam de desafios agrícolas a mesas de proteção ambiental.

Cada vez mais agricultores holandeses desistem de suas fazendas de frango, o que reduz significativamente a produção de ovos. Um quinto das importações de ovos da Holanda poderia ser eliminado. Hans-Peter Goldnick, presidente da Associação Federal da EI, explica que isso corresponde a cerca de cinco por cento do mercado total de ovos na Alemanha. É particularmente alarmante que cerca de 13 milhões de ovos cheguem à Alemanha da Holanda todos os dias.

Requisitos ambientais e morte camponesa

A desistência das empresas não acontece deliberadamente; O governo holandês paga aos agricultores fechar suas fazendas para proteger o meio ambiente. As águas subterrâneas, o clima e a vida selvagem danificam muito nitrogênio da agricultura. Para compensar a perda de ovos, a Alemanha teria que manter quase dois milhões de galinhas adicionais. Isso é difícil porque a construção de novas armadilhas de frango é frequentemente prejudicada pelos protestos dos moradores.

Atualmente, a Alemanha fornece apenas cerca de 73 % com ovos. Isso pode levar a uma demanda crescente e, consequentemente, a preços mais altos, especialmente para produtos acabados, como bolos e molhos, que geralmente são procurados no momento dos preparativos da Páscoa.

Análise de mercado e desenvolvimento de preços

Embora os preços tenham aumentado para os ovos, os especialistas do setor não vêem um suprimento agudo de perigo para ovos na Páscoa, relatórios Goldnick explica que os aumentos de preços são principalmente devido a uma oferta mais baixa e problemas especiais nos estábulos de frango. Houve também surtos de gripe pássaros na Europa, o que levou a batalha forçada e também menos ovos. A demanda anual per capita aumentou de 238 para 244 ovos, o que corresponde a um total de cerca de 640 milhões de ovos adicionais.

No entanto, Goldnick enfatiza que não há emergência de ovos porque grandes cadeias de alimentos têm contratos de entrega de longo prazo. Os saltos de preços podem ser observados em particular no mercado à vista, enquanto os consumidores finais geralmente sabem pouco disso. O mercado dos EUA recentemente mostrou desenvolvimentos de preços igualmente voláteis, mas esse não é o principal motivo dos aumentos de preços na Alemanha.

A situação requer ação cuidadosa pelos consumidores. Goldnick alerta sobre reações exageradas que podem levar a mercados vazios. Nesse caso, fornecedores menores e regionais poderiam intervir para manter o suprimento. Enquanto isso, a empresa alemã de vendas de ovos relata um preço de todos os tempos e fala de um apelo crescente para proteger ações constantes contra a gripe pássaro.

Details
Quellen