Entusiasma os sons emocionais: concerto da Filarmônica da Câmara Tcheca!

Am 11. Januar 2025 begeistert die Tschechische Kammerphilharmonie Prag in der Kongresshalle Gießen mit Werken von Vivaldi, Haydn und Händel.
Em 11 de janeiro de 2025, a Praga Filarmônica da Câmara Tcheca no Hall do Congresso Gießen inspira com as obras de Vivaldi, Haydn e Handel. (Symbolbild/ANAG)

Entusiasma os sons emocionais: concerto da Filarmônica da Câmara Tcheca!

Em 11 de janeiro de 2025, o Hall do Congresso Gießen, cheio de quase 500 amantes da música, que esperavam ansiosamente um concerto extraordinário. Sob a direção do condutor Petr Chromczák, a Praga Filarmônica da Câmara Tcheca se apresentou para apresentar um programa que incluiu obras de Antonio Vivaldi, Joseph Haydn e Georg Friedrich Händel. Naquela noite, os visitantes experimentaram uma aparência emocional que inspirou termos musicais e interpretativos.

O show começou com o famoso "The Four Seasons" de Vivaldi, liderado por Martin Kos, o primeiro violinista. Particularmente digno de nota foi a dinâmica suave e concisa no primeiro set "Spring", enquanto o "Summer" conseguiu marcar com cores mais fortes e uma versão geral reservada. O "Autumn" transmitiu sons felizes. O som geral da primeira parte foi descrito como impecável e redondo, que sublinhou a implementação comprometida.

Uma noite de concerto multifacetado

Na segunda parte da noite, a sinfonia nº 45 de Joseph Haydn, também conhecida como "Informação de despedida", estava no programa. A orquestra foi expandida para incluir chapas metálicas e sopros de madeira. A mudança de humor e a realização colorida da música surpreenderam o público. Chromczák apelou aos convidados para não aplaudir todas as frases para manter a atmosfera constante da música. O Menuett parecia leve e em uma unidade exemplar, enquanto a final foi com alma e alcançou um efeito especial com um desligamento leve antes da última frase.

A glória da coroação formou obras a partir de "Water Music" de Handel (HWV 348, 349, 350), que foram capazes de cativar por solos de sopro de madeira e sons de latão. O nível emocional de desempenho e a excelente transparência contribuíram para o fato de que as diferentes marcha da música foram visivelmente elaboradas. Após uma noite tão impressionante, o público foi recompensado com um "Adagio" de Tomaso Albinoni como um bis que era emocional e sem falhas e foi reconhecido com grandes aplausos.

Popularidade da música clássica

Os eventos como este concerto são particularmente importantes porque a popularidade da música clássica na Alemanha aumentou nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa do IFD Allensbach sobre a popularidade da música clássica, publicada em 19 de junho de 2024, os dados de 2019 a 2024 mostram que o interesse em formas clássicas de música como concertos de piano e sinfonias está aumentando. A informação está em statista

A fusão de performances emocionais e a popularidade de longo prazo da música clássica mostra que esses shows servem não apenas para entretenimento, mas também para o cultivo e a manutenção de uma parte importante da tradição musical.

Details
Quellen