A UE está planejando uma mudança, é claro, para o auxílio ao desenvolvimento: quem se beneficia agora?

A UE está planejando uma mudança, é claro, para o auxílio ao desenvolvimento: quem se beneficia agora?

A ajuda européia de desenvolvimento está enfrentando uma mudança decisiva, é claro. A UE planeja compensar os fundos eliminadores dos Estados Unidos apenas sob certas condições. Isso anunciou a comissária estrangeira da UE Kaja Kallas, que deixou claro que os fundos estavam faltando para preencher todas as lacunas que surgem. A ambiciosa estratégia da UE fornece ajuda futura para usar ajuda específica para fortalecer seu papel geopolítico.

Kallas enfatizou que os pagamentos aos destinatários poderiam estar ligados no futuro a comunicar abertamente que são apoiados pela UE. Essa medida visa aumentar a visibilidade dos compromissos da UE, como o apoio da autoridade palestina e a ajuda da ONU para os palestinos (UNRWA). Apesar de a UE ser o maior apoiador dessas organizações, isso geralmente permanece desconhecido.

Suspensão da ajuda para os palestinos

Outro aspecto importante do novo curso é a decisão de suspender a ajuda para os palestinos. Essa decisão foi tomada no contexto da situação política atual no Oriente Médio e começou em uma reunião do ministro das Relações Exteriores da UE, cujas razões exatas não foram divulgadas. Os observadores veem essa medida uma possível reação aos conflitos de intensificação na região.

Kajas Kallas defendeu claramente que a UE deve garantir que seu apoio aos países afetados e seus próprios cidadãos se tornem mais visíveis. A UE quer ser percebida como um parceiro confiável e previsível, especialmente em tempos de incertezas políticas. A suspensão dos fundos auxiliares é um desafio adicional.

Ajuda dos EUA sob pressão

O local também é complicado pela redução anunciada na AIDS dos EUA. O novo presidente dos EUA, Donald Trump, havia anunciado que se retiraria do financiamento da ajuda da ONU para os palestinos e ordenaria uma parada temporária quase todos os pagamentos de ajuda ao desenvolvimento no exterior. Atualmente, esses pagamentos estão sendo verificados e só devem ser retomados se corresponderem à estratégia "America First" de Trump.

De acordo com a OCDE, os Estados Unidos em 2023 foram o maior indivíduo da AIDS de desenvolvimento público, com quase US $ 65 bilhões. Em comparação, a UE e seus Estados -Membros chegaram a quase 96 bilhões de euros no mesmo período, com a Alemanha contribuindo com cerca de 34 bilhões de euros

No geral, pode -se observar que a UE está em uma fase crítica de sua política de ajuda ao desenvolvimento. Em vista dos desafios dos Estados Unidos e da necessidade de fortalecer sua influência, terá que ser mostrado com que eficácia as iniciativas européias podem influenciar a paisagem geopolítica.

Mais informações estão disponíveis em Europarl

Details
Quellen

Kommentare (0)