O foco nos direitos das mulheres: a Leverkusen Network celebra o Dia Mundial da Mulher!

O foco nos direitos das mulheres: a Leverkusen Network celebra o Dia Mundial da Mulher!
Em 8 de março de 2025, representantes da rede de oficiais de igualdade e diversidade em Leverkusen se reuniram para estabelecer um sinal claro dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero. Por ocasião do Dia Mundial da Mulher, que foi reconhecido pelas Nações Unidas como um Dia Internacional da Mulher desde 1975, foi tirada uma foto comum que demonstra a unidade contra discriminação e desigualdades. O dia não serve apenas para celebrar o progresso do movimento dos direitos das mulheres, mas também o chamado assustador para mudar.A rede consiste em oficiais de igualdade de oportunidades de várias organizações, incluindo a empresa habitacional Leverkusen GmbH (WGL), Sparkasse Leverkusen e Bayer AG. O Escritório de Igualdade Municipal iniciou as reuniões regulares da rede local que ocorrem desde 2022. Em particular, o papel da Sparkasse Leverkusen é enfatizada, que participa ativamente da campanha #AccelerateAction para igualdade de gênero. Em 31 de dezembro de 2024, essa instituição financeira emprega um total de 524 funcionários, dos quais 295 mulheres - que correspondem a uma cota de 59%feminina. Felizmente, mais do que todo terceiro gerente do Sparkasse é uma mulher.
Desafios e progresso globais
O Dia Internacional da Mulher teve suas raízes nos Estados Unidos em 1909 e já pedia igualdade de gênero. Hoje, o dia tem uma importante dimensão internacional e aborda preocupações urgentes, como violência, discriminação e exploração das mulheres. O lema do Dia Mundial da Mulher 2025 é "para todas as mulheres e meninas: direitos, equivalência e empoderamento", o que reflete as principais preocupações do movimento de direitos das mulheres atuais.
No entanto, o relatório por bpb que o progresso na justiça do gênero é descrito mundialmente como todo o mundo como lento, lento, lento, lento e lento. Por exemplo, mulheres e meninas são frequentemente afetadas pela pobreza, fome e violência sexual, enquanto a diferença salarial entre os homens continua a existir. Em 2023, mais de 180.000 mulheres e meninas sofriam de violência doméstica na Alemanha, em um clima que também é caracterizado por um aumento nos crimes hostis femininos.
legislação e relevância social
De acordo com as mulheres da ONU, há desenvolvimentos positivos com um total de 56 reformas legais para igualdade entre 2019 e 2023, mas em 67 dos 120 países, as leis estão ausentes contra a discriminação contra as mulheres. Isso revela os problemas estruturais profundamente enraizados que geralmente existem. Embora a proporção de mulheres nos conselhos de supervisão das empresas alemãs seja superior a 30 %, a proporção de mulheres no conselho de administração das empresas de 200 salas é de apenas 19 %.
Em vista dessa urgência, a discussão aberta sobre a justiça de gênero no Dia Mundial da Mulher é uma oportunidade importante para não apenas celebrar o sucesso, mas também chamar a atenção para os desafios em andamento. As medidas e mensagens mediadas em dias como esse podem contribuir para a mobilização para uma sociedade mais justa na qual todos desfrutam dos mesmos direitos e oportunidades.Details | |
---|---|
Quellen |