O pesquisador da Gießener inspira com a inovadora tecnologia de terapia 3D!

Dr. Yuri Simeonov von der THM in Gießen erhält den Behnken-Berger- und Christoph-Schmelzer-Preis für revolutionäre Forschungen in der medizinischen Physik.
O Dr. Yuri Simeonov, do THM, em Gießen, recebe o Prêmio Behnkenberger e Christoph Schmelzer para pesquisa revolucionária em física médica. (Symbolbild/ANAG)

O pesquisador da Gießener inspira com a inovadora tecnologia de terapia 3D!

dr. Yuri Simeonov, um funcionário comprometido da Universidade Técnica de Hesse (THM) em Gießen, recebeu dois prêmios significativos em 24 de janeiro de 2025: o Prêmio Behnkenberger e o Prêmio Christoph Schmelzer. Essas honras apreciam as excelentes realizações de pesquisa de Simeonov no campo da física médica. O Prêmio Behnkenberger, que é o maior prêmio de jovens pesquisadores da Alemanha, foi dado a ele por sua dissertação sobre terapia de partículas para doenças tumorais.

A dissertação lida em particular com o desenvolvimento de um modulador inovador de intervalo 3D. Este modulador foi projetado para otimizar o tratamento de tumores em movimento, como nos pulmões. As técnicas de radiação atuais geralmente são longas e podem levar a subdoses no tumor e sobredoses em tecido saudável. O objetivo de Simeonov era reduzir o tempo de radiação de mais de dez minutos para segundos ou até milissegundos.

Modulador de intervalo 3D inovador

O modulador de faixa 3D consiste em pequenas estruturas do tipo pinpen que reproduzem a forma do tumor. Isso torna possível reduzir o tempo de radiação sem afetar a distribuição da dose. Esse novo método visa aumentar significativamente a eficácia do tratamento do câncer. As principais empresas já demonstraram grande interesse e planejam testar o método em estudos com animais.

O prêmio com o Prêmio Behnkenberger não é apenas um lucro financeiro-o preço é dotado de 9.000 euros, mas também uma confirmação importante para a pesquisa de Simeonov. O Prêmio Christoph-Schmelzer, que também é conhecido por sua alta reputação, complementa esse prêmio e enfatiza ainda mais o trabalho de Simeonov.

Cerimônia de premiação e reconhecimento adicional

O Prêmio Hebnkenberge foi concedido como parte do Congresso Europeu de Física Médica em Munique. Outros trabalhos de pesquisa notáveis ​​também foram reconhecidos. O segundo prêmio foi para o Dr. Ivan Domingo Muñoz Molina por sua pesquisa sobre como medir a transmissão de energia linear com detectores de pista. A Fundação Behnkenberger está promovendo especificamente jovens pesquisadores talentosos e atribui uma importância especial à igualdade de gênero na alocação de preços de financiamento.

Esses prêmios não apenas sublinham o excelente trabalho de pesquisa do Dr. Yuri Simeonov no THM em Gießen, mas também os desenvolvimentos avançados no campo da física médica. Seus resultados podem dar uma contribuição decisiva para melhorar a precisão e a eficácia do tratamento do câncer.

O BidRag da Fundação Behnkenberger na promoção de jovens cientistas é essencial para garantir o progresso contínuo em física médica e áreas relacionadas. Além dos preços concedidos a Simeonov e Muñoz Molina, há uma variedade de outros prêmios e preços de financiamento nessa área, como o Prêmio Cuno Winkler ou o Georg do Prêmio Hevesy, que também ajuda a apoiar novos talentos e promover projetos de pesquisa inovadores.

Details
Quellen