A proposta de Habeck: economiza no alicate - o que temos?

Robert Habeck fordert, Kapitalerträge sozialversicherungspflichtig zu machen. Kritik von Union, FDP und Experten wächst.
Robert Habeck pede para tornar a renda do capital sujeita a contribuições da Previdência Social. As críticas à união, FDP e especialistas estão crescendo. (Symbolbild/ANAG)

A proposta de Habeck: economiza no alicate - o que temos?

A proposta de Robert Habeck, Ministro da Economia e Candidato do Chanceler para os Verdes, de introduzir uma obrigação de Seguro Social para ganhos de capital atualmente, causam discussões violentas no cenário político da Alemanha. Em 15 de janeiro de 2025, Habeck disse que era hora de se submeter à receita e dividendos deste sistema, a fim de permitir os fundos legais de seguro de saúde. Ele é direcionado contra a prática atual de retirar a receita de investimento das contribuições da seguridade social, que, em sua opinião, leva a um ônus desproporcional aos salários do trabalho. De acordo com Habeck, em contraste com outras partes, os verdes falariam abertamente sobre os custos de seus investimentos de cerca de 40 bilhões de euros, enquanto ele certifica a União um "Cloudkuckucksheim" que falha na realidade dos desafios.

No entanto, a proposta desencadeou a resistência cruzada -parte. As críticas das fileiras da União e do FDP são particularmente nítidas. A política da CDU, Julia Klöckner, estava preocupada com o possível fardo de pequenos poupadores, enquanto o FDP-Vice Wolfgang Kubicki Habeck descrito como "estúpido" em um duelo de TV e falava conhecimento básico da lei social e tributária. Kubicki alertou sobre as consequências financeiras que os poupadores teriam que suportar contribuições adicionais da seguridade social.

Críticas e preocupações da oposição

Os oponentes da proposta enfatizam que as medidas estressantes poderiam particularmente tomar a classe média. O chefe da CSU, Markus Söder, também alertou sobre as consequências e enfatizou que esse procedimento era percebido como uma punição por ações independentes. Além disso, a comunidade protetora de investidores expressou preocupações de que pessoas seguradas obrigatórias seriam solicitadas a fazer o check -out até o teto da contribuição em seus ganhos de capital. O secretário geral do FDP, Marco Buschmann, acusou Habeck de querer "saquear" os investidores.

Além disso, vários votos relataram possíveis perdas financeiras para poupadores. O vice -Christian Dürr do Grupo Parlamentar do FDP estimou que muitos poupadores poderiam perder dezenas de milhares de euros, enquanto o especialista em finanças Frank Schäffler intitulou a proposta como "2ª bomba atômica para o nosso país" e temia uma expropriação dos poupadores.

Argumentos para mais solidariedade

Em outro ponto, Jens Baas, chefe do Techniker Krankenkasse, relatou sua opinião e alertou sobre um aumento nas contribuições do seguro de saúde para 20 % nesta década, se não houver intervenção política. Esta declaração ilustra a urgência das discussões sobre o financiamento das companhias de seguros de saúde, em particular no que diz respeito às contribuições adicionais recentemente das empresas estatutárias de seguros de saúde, que agora são em média 2,91 % da receita contribuinte.

Em resumo, a proposta de Robert Habeck significa uma reforma fundamental dos sistemas de financiamento na Alemanha, o que provoca apoio e resistência violenta. O discurso político permanecerá emocionante até que soluções claras e um acordo sejam encontradas.

Mais informações sobre este tópico podem ser encontradas nos relatórios detalhados de tagesschau .

Details
Quellen