Berlim celebra 80 anos de libertação - um feriado cheio de história!

Berlim celebra 80 anos de libertação - um feriado cheio de história!
8 de maio de 2025 terá um significado especial na Alemanha. Neste dia, o "Dia da Libertação" é comemorado como um feriado legal em Berlim. Isso acontece por ocasião do mais oito aniversário da rendição incondicional do Wehrmacht alemão em 8 de maio de 1945. Este dia marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa e simbolizou a libertação do socialismo nacional.
A explicação do feriado em Berlim é notável porque a cidade tem um dos mais baixos contingentes de férias entre os estados federais com onze feriados, semelhantes ao norte da Reno-Pestphalia, Mecklenburg-Western Pomerania e Saarland. Em comparação, Baden-Württemberg e Baviera têm doze feriados estatutários. Além disso, a oportunidade de aproveitar o fim de semana prolongado é tentador, porque 8 de maio de 2025 cai na quinta -feira.
Antecedentes históricos
As raízes históricas de 8 de maio se estendem profundamente ao passado. Em 7 de maio de 1945, a rendição incondicional das forças armadas alemãs foi assinada em Reims, seguida por um segundo certificado de campeonato, que em 8./9. Maio de 1945 foi assinado em Berlim-Karlshorst por Generalfeldmarschall Wilhelm Keitel. Oficialmente, o tempo para a descontinuação de todos os atos de combate na Europa foi definido para 8 de maio às 23h01.
Nos anos após a guerra, o dia 8 de maio na Alemanha recebeu pouca atenção do público. Foi apenas na década de 1970 que havia explicações oficiais iniciais sobre a importância dessa data. Em 1985, no 40º aniversário, uma discussão intensiva sobre o reconhecimento de 8 de maio, como um ano importante de comemoração, com Richard von Weizsäcker caracterizado neste dia como um "dia de libertação". Desde então, o dia da República Federal da Alemanha tem sido cada vez mais reconhecido como um dia político de comemoração.
celebrações e comemoração
8 de maio não é apenas importante na Alemanha. Em muitos países europeus, o dia é comemorado como um "Dia da Libertação" ou "Dia da Vitória". Na antiga RDA, 8 de maio de 1950 a 1967 e 1985 foi o feriado legal, enquanto na União Soviética e seu sucessor afirma que o 9 de maio é adorado como o dia da vitória.
Posteriormente, 8 de maio de 2002 na Pomerânia de Mecklenburg-Western chegou a uma comemoração estadual, e também foi oficialmente reconhecida em Brandenburg e Schleswig-Holstein nos últimos anos. O 75º aniversário de 2020 também sofreu uma apreciação especial como feriado legal em Berlim, que reforçou ainda mais a tendência para um maior reconhecimento da data.
Com as próximas férias em maio de 2025, a discussão sobre como lidar com o legado do socialismo nacional e o trabalho da memória na Alemanha continuará a se tornar mais importante. O dia oferece uma oportunidade de lidar com a história e desenhar os ensinamentos para o futuro.
Details | |
---|---|
Quellen |