O cardeal Woelki avisa: Conflitos e violência ameaçam nossa sociedade!

Kardinal Woelki warnt in seiner Silvesterpredigt vor Gewalt, Krisen und der Polarisierung der Gesellschaft in Deutschland.
O cardeal Woelki alerta sobre violência, crises e a polarização da sociedade na Alemanha em seu sermão de Ano Novo. (Symbolbild/ANAG)

O cardeal Woelki avisa: Conflitos e violência ameaçam nossa sociedade!

Em 31 de dezembro de 2024, o cardeal Rainer Maria Woelki realizou uma urgente véspera de Ano Novo na Catedral de Colônia, na qual alertou a disposição crescente global à violência. Esse desenvolvimento preocupante também afeta a Alemanha, iluminando o mercado de Natal de Magdeburgo pelo ataque. Woelki combinou a crescente disposição à violência com crises e mudanças atuais, como globalização, inteligência artificial, digitalização e mudanças climáticas.

Em seu discurso, Woelki disse que muitas pessoas percebem essas mudanças como uma imposição ou ameaça. Ele também criticou soluções que lembram o passado passado, que se acredita serem superadas, sem nomear partes específicas. Ele ressaltou que a polarização da sociedade é um perigo para os sistemas democráticos, em particular a ameaça de regime autoritário.

Cristianismo e responsabilidade social

Woelki enfatizou o papel essencial do cristianismo para a vida junto das pessoas e falou por uma "civilização do amor". Ele exigiu que o direito de viver, incluindo os direitos dos refugiados, e velhos e doentes, devam ser preservados. Finalmente, o cardeal defendeu mais justiça na sociedade.

Além dos avisos de Woelki, o cenário de pesquisa na Alemanha é dedicado à coesão social e à pesquisa de paz e conflito. Vários projetos, financiados pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), iluminam os pré -requisitos, mudanças e efeitos da coesão social. O Instituto de Pesquisa de Coesão Social sob a coordenação da Universidade Goethe Frankfurt é dedicada a uma análise diferenciada da coesão social.

Projetos únicos, como o Kopocov da Universidade de Johannes Gutenberg, Mainz, analisam consenso e polarização, especialmente no contexto da pandemia Covid 19. Esta pesquisa social empírica usa pesquisas populacionais para identificar fatores essenciais para a coesão social. O projeto SMAPL da Universidade de Gießen lida com a mobilização da sociedade civil local em vários países, enquanto o projeto Heurec na Universidade Técnica de Darmstadt está investigando opiniões européias sobre justiça e coesão.

Details
Quellen