Desemprego em Hesse: sinal de alarme ou normalidade calma?

Desemprego em Hesse: sinal de alarme ou normalidade calma?

Em janeiro de 2025, Hessen registrou um aumento significativo no desemprego. Cerca de 207.200 pessoas estavam registradas desempregadas, o que corresponde a um aumento de 6,4 % em comparação com o ano anterior. A taxa de desemprego associada é de 5,9 % e aumentou 0,3 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Tais números de desemprego no início do ano foram observados pela última vez em 2010. Em Frankfurt, a taxa de desemprego é de 6,9 %, enquanto as maiores probabilidades de Wiesbaden, Kassel e Offenbach podem ser encontradas, com 8,3 %, 9,2 e 9,8 %, respectivamente.

Por outro lado, o distrito de Fulda com a menor taxa de desemprego em Hesse é de apenas 3,9 %. De acordo com a Diretoria Regional da Agência de Emprego, está previsto um aumento adicional nos números de desemprego. Em janeiro de 2025, foram relatados apenas 7.100 novos empregos, o que corresponde a um declínio de 13,3 % em comparação com o ano anterior. Frankfurt está 5,4 % abaixo do valor de janeiro de 2024.

Desenvolvimento e medos do mercado de trabalho

Apesar dos desafios, houve um valor recorde para o emprego em Hesse, que estava sujeito a contribuições do Seguro Social no ano passado, com mais de 640.000 funcionários em Frankfurt. No entanto, a busca de emprego leva mais tempo, mesmo em tempos de escassez de trabalhadores qualificados em muitos setores. O Dr. Frank Martin, chefe da Diretoria Regional da Hessiana, descreveu o aumento do desemprego como habitual, mas também como preocupante. Pessoas com passaporte estrangeiro são particularmente afetadas nos quais a taxa de desemprego é de 14,2 %.

Os desafios dizem respeito a todos os grupos de pessoas: os homens têm uma taxa de desemprego de 6,0 %, os trabalhadores mais velhos são de 5,8 %, enquanto mulheres e menores de 25 anos têm 0,3 pontos percentuais cada. Em janeiro de 2024, o subemprego subempregado chegou a 260.781 pessoas (+3,8% em comparação com o ano anterior). Uma parte significativa dos desempregados, ou seja, 64,6 %, recebe serviços de acordo com a SGB II, o que representa um aumento de 3,5 % em comparação com o mês anterior.

vagas e ajustes de mercado

A situação no mercado de trabalho permanece tensa. No geral, o inventário de empregos desocupados em Hesse foi de cerca de 45.900 em janeiro de 2024, o que corresponde a um declínio de 2,7 %. O acesso ao emprego também estava diminuindo com aproximadamente 7.100 relatórios relatados em janeiro de 2024. Indústrias como o emprego temporário e o processamento de negócios sofreram declínios de 9,7 % ou 1,6 %, enquanto a administração pública e os assuntos sociais tiveram um pequeno crescimento de até 2,8 %.

O chefe do Frankfurt Job Center, Ulli Dvorák, apela às empresas para oferecer às pessoas com qualificações incompletas e exigir maior flexibilidade de candidatos a emprego e empresas. Para enfrentar efetivamente os desafios no mercado de trabalho, são essenciais ajustes e cooperação.

Mais informações sobre a situação do mercado de trabalho em Hessen podem ser convocadas em statistkike/bundalander/hessen.hessen.htmlu"> Os desafios são complexos, mas podem ser dominados com um forte foco na flexibilidade e na cooperação

Details
Quellen

Kommentare (0)