A escassez de trabalhadores qualificados no distrito de Main-Kinzig: nível de alarme vermelho para o futuro!

Der Main-Kinzig-Kreis erörtert Chancen und Herausforderungen zur Fachkräftesicherung in einer Zukunftswerkstatt am 27.03.2025.
O Main-Kinzig-Kreis discute oportunidades e desafios para garantir trabalhadores qualificados em um futuro workshop em 27 de março de 2025. (Symbolbild/ANAG)

A escassez de trabalhadores qualificados no distrito de Main-Kinzig: nível de alarme vermelho para o futuro!

A escassez de trabalhadores qualificados no distrito de Kinzig se transformou em um problema premente que afeta não apenas a economia, mas também a estrutura social da região. No evento que ocorreu hoje "Segundo Future Workshop para a segurança de habilidades e labilação no Kinzig-Kreis", ficou claro que cerca de 240.000 especialistas em Hesse estarão ausentes em 2030-40.000 a mais do que se pensava anteriormente. Esses números alarmantes foram contribuídos por adiante-online.de

O evento, organizado pelo distrito em cooperação com o especialista em especialistas em Hesse e o Iwak da Universidade Goethe em Frankfurt, reuniu cerca de 50 atores da administração municipal, associações, instituições e empresas. A segurança e o trabalho se tornaram mais importantes, que Claudia Wesner também enfatizou na unidade. O objetivo abrangente são as medidas para aumentar a atratividade da região como um fator de localização.

Estratégias para proteger trabalhadores qualificados

O governo do estado da Hessiana planeja uma mistura estratégica de medidas para proteger especialistas, que inclui vários campos de ação, como educação, internacionalização e política do mercado de trabalho. Como parte do Future Workshop, foram desenvolvidas 370 medidas para combater os efeitos da transformação na garantia de especialistas e trabalhadores.

A mudança demográfica aumenta a escassez de trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de atendimento e trabalho social, onde são previstas uma falta significativa de especialistas com qualificações profissionais. Os workshops durante o evento focado nos setores de atendimento, educação, varejo, gastronomia e produção devem identificar a necessidade específica de trabalhadores qualificados e desenvolver soluções.

Olhe para o futuro

Mas não apenas em Hesse, a escassez de trabalhadores qualificados parece ser um tópico urgente. De acordo com welbueds.de realizando desafios futuros através da digitalização. As previsões mostram que a proporção do trabalho humano pode diminuir para 48% até 2025, que põe em risco até 75 milhões de empregos em todo o mundo.

Embora cerca de 133 milhões de novos empregos, principalmente nos setores digital e industrial, possam ser criados nos próximos anos, há preocupações de que esses novos empregos não sejam sustentáveis ​​e sejam limitados apenas a certos setores. A necessidade de uma reforma do treinamento de especialistas técnicos e econômicos será mais urgente do que nunca.

Nas grandes empresas alemãs, centenas de milhares de empregos estão à beira da automação e digitalização. Se não reagir a tempo, isso pode levar a uma taxa de desemprego de até 15%, o que pode resultar em agitação social.

Para combater esses desafios, Kegler, o novo chefe da apresentação para a economia, trabalho e infraestrutura digital, enfatizou a complexidade dos tópicos relacionados à garantia de trabalhadores qualificados. O desenvolvimento econômico do distrito de Mainzig, no futuro, cuidará das idéias desenvolvidas a partir do futuro workshop. A rede e a troca regular na região foram consideradas essenciais.

Em resumo, pode -se dizer que a escassez de trabalhadores qualificados deve atribuir atenção extensa ao nível regional e nacional. Esta é a única maneira de desenvolver estruturas econômicas sustentáveis ​​no futuro.

Details
Quellen