Caos de greve: Os ônibus e os trens ficam com dezenas de milhares de milhares são afetados!
Caos de greve: Os ônibus e os trens ficam com dezenas de milhares de milhares são afetados!
Na Alemanha, há novamente uma greve de aviso de grande escala no serviço público. Essa greve começa na terça -feira, 11 de março de 2025 e dura até quinta -feira. Nas cidades de Frankfurt, Wiesbaden e Marburg, em particular, são esperadas restrições consideráveis no transporte local. Os underground e os bondes ficam parados em Frankfurt, enquanto os ônibus e os trens S e regionais continuam a andar. O tráfego de ônibus é totalmente parado em Wiesbaden e Marburg. Os centros de creche nessas cidades que permanecem fechados também são particularmente afetados.
Efeitos adicionais e cuidados de emergência
O descarte de lixo em Frankfurt e Wiesbaden tem que expor durante a greve, enquanto em Hanau a disposição do lixo é interrompida durante toda a semana. Clínicas afetadas, como em Frankfurt-Höchst, Hanau e Kassel, criaram fornecimento de emergência. Isso é uma reação à escalada da disputa coletiva de negociação, que afeta vários funcionários nos federais e municípios.
A base para os argumentos atuais é a disputa coletiva de negociação no serviço público. A União Verdi pede um aumento tarifário de 8 % ou pelo menos 350 euros a mais por mês. Além disso, são necessárias sobretaxas mais altas para o horário de trabalho estressante e um aumento nos subsídios de treinamento. Outro desejo é conceder três dias adicionais de folga. Os empregadores representam essas reivindicações como indisponíveis. A próxima rodada de negociações ocorrerá em 14 de março em Potsdam, o que é particularmente importante no que diz respeito aos ataques em andamento.
Perspectivas futuras
A negociação coletiva para o Serviço Público 2025 já começou, com a primeira rodada de negociações encerrada em janeiro de 2025 sem acordo. Uma segunda rodada em fevereiro também não trouxe resultado. Cerca de 2,3 milhões de funcionários nos federais e os municípios são afetados pelas negociações que visam um acordo coletivo existente que expira no final de 2024. Para apertar a situação, há uma grande falta de pessoal no setor que coloca muitos funcionários sob pressão.
Os sindicatos também anunciaram que apresentarão suas demandas no outono de 2024. Uma transferência dos resultados tarifários para funcionários federais e uma redução no horário de trabalho semanal também estão na agenda. Atualmente, a negociação coletiva para os aproximadamente 2,8 milhões de funcionários é um dos maiores acordos coletivos da Alemanha e está à sombra de um trágico incidente que aconteceu em Munique em 13 de fevereiro, quando um veículo entrou em uma multidão e deixou numerosos ferimentos.
A situação no serviço público permanece tenso, e as próximas negociações podem ser cruciais para os futuros equipamentos e salários dos funcionários. Apesar das demandas educadas dos sindicatos, a VKA (Associação de Empregadores Locais) os considera irrealistas, o que também complica as negociações.
Details | |
---|---|
Quellen |