Em um mundo cada vez mais digitalizante, o tópico de acesso ao mercado para produtos regionais está ganhando importância. Os consumidores estão cada vez mais interessados em alimentos produzidos localmente porque beneficiam a economia local e a proteção ambiental. Estudos de mercado e consumidores mostram que a demanda por alimentos regionais aumenta cada vez mais, especialmente na Saxônia. As plataformas digitais podem atuar como catalisadores.
inovações no comércio de varejo de alimentos
O projeto Regina, realizado por várias instituições, como o Escritório do Estado Saxon para o Meio Ambiente, Agricultura e Geologia em Cooperação com o Biofo Barthel, visa promover a digitalização no comércio de varejo de alimentos. Um sistema tecnológico para produtos regionais de marketing on -line deve ser desenvolvido. Também é realizada uma análise do ecossistema de inovação da fazenda orgânica, especializada em produtos de carne e salsicha produzidos organicamente.
A família Kömpel de Großenlüder também contribui para a Regiária marketing até 30 animais diretamente por semana. Eles agem de sua fazenda e têm uma loja de fazenda e contratos de entrega com vários mercados de Rewe na área. Aqui, toda a cadeia de valor é coberta, o que é de grande importância para muitos consumidores. A Associação de Agricultores Distritais Fulda-Hünfeld mostra iniciativas para apoiar profissionais de marketing e agricultores diretos em desafios burocráticos.
Finalmente, pode -se observar que a discussão sobre a regionalidade de bens de salsicha, como o Rhönsalami de Tegut, é complexa e necessária. A conexão entre produtores, profissionais de marketing e consumidores é crucial para promover a transparência e a confiança no setor de alimentos. O desenvolvimento da prática regional não é apenas um desafio econômico, mas também uma questão de identidade e sustentabilidade na agricultura moderna.