Vida para Jan P.: O caso Ayleen e sua história sombria

Vida para Jan P.: O caso Ayleen e sua história sombria
Jan P. provavelmente permanecerá atrás das grades pelas próximas duas décadas. O homem, que assassinou Ayleen, de 14 anos, em julho de 2022, foi condenado à prisão perpétua pelo Tribunal Distrital de Gießen em 2024. O psiquiatra Hartmut Pleines, que apareceu como um especialista no processo de seguir, expressa pouca esperança de uma mudança positiva em Jan P. e o classifica como altamente perigoso e um candidato a um alto risco de um alto risco de se reportar muito. Essa avaliação lança uma luz preocupante sobre o futuro do condenado e o risco de segurança que ele pode representar para a sociedade.O assassinato de Ayleen não foi apenas cruel, mas também motivado sexualmente. Jan P. conheceu e manipulou o aluno na internet. Segundo um julgamento, ele a colocou sob pressão para enviar fotos nuas. Ayleen foi finalmente sequestrado e assassinado a 300 quilômetros de distância em uma floresta em Hesse. De acordo com o juiz presidente Regine Enders-Kunze, a vítima "não teve chance". Jan P. estrangulou Ayleen e afundou seu corpo em um lago. Ela foi encontrada uma semana após seu desaparecimento, e Jan P. foi preso no mesmo dia em que objetos pessoais de Ayleen foram protegidos em seu apartamento.
perigo longo e saúde mental
Pleines diagnosticou Jan P. Um transtorno de personalidade dissocial com características psicopáticas e dessexualidade. Ele também possui um QI baixo de 76, que influenciou negativamente seu desenvolvimento social e emocional. Já na idade do jardim de infância, havia distúrbios comportamentais sociais que aumentaram, apesar do apoio profissional. Após mais de dez anos em psiquiatria forense, nenhum progresso substancial em seu desenvolvimento pessoal pode ser encontrado, segundo pleines.
Outra preocupação de preocupação é o padrão de domínio e manipulação nas relações de Jan P. com as mulheres. Já em idade escolar primária, seu desenvolvimento sexual mostrou comportamento cruzado. Pleines documenta que Jan P. obviamente vê as mulheres como objetos e não sente arrependimento por suas ações. Um colega von Pleines já havia descoberto em 2007 que Jan P. mostrou indiferença a normas legais.
Previsões de recaída e responsabilidade social
As previsões de recaída para criminosos sexuais são um tópico complexo. Estudos mostraram que instrumentos como estático-99 e SVR-20 podem fornecer indicadores úteis, mas também levam a avaliações falsas positivas. Em muitos casos, esses instrumentos têm um poder preditivo significativo, mas nem sempre preciso. Especialmente com Jan P., o alto risco de recaída, as pleines e outros psiquiatras, poderia ser terrivelmente realista.
O prefeito de Gottenheim, Christian Riesterer, ficou aliviado pelo julgamento e espera que Jan P. nunca seja libertado. A acusação renovada contra ele, depois de mostrar um comportamento inadequado na videochamada em junho de 2022 em frente a uma criança de 13 anos, ilustra a urgência do tópico.
O Tribunal Federal de Justiça confirmou a sentença da prisão ao longo da vida, mas uma condenação anterior por escritos pornográficos infantis foi definida demais. O promotor público em Gießen continua trabalhando no caso para garantir que Jan P. cumpriu totalmente sua punição.
Details | |
---|---|
Quellen |