Crise econômica em Marburg: IHK avisa a perda iminente de pessoal!
Crise econômica em Marburg: IHK avisa a perda iminente de pessoal!
A situação econômica em Marburg é novamente o foco das discussões públicas. Os representantes econômicos expressam críticas violentas ao curso de política financeira e econômica da cidade. Andreas W. Ditze, membro do conselho do IHK Kassel-Marburg, alerta de um "julgamento total" da situação no setor privado. Os empresários apontam vários problemas, incluindo uma base de pessoal envelhecida, a reverberação dos trabalhadores pelo estado, aumentando os salários mínimos, bem como os altos preços de energia e materiais.
Na área deste debate, a cidade anunciou um aumento no imposto comercial, embora houvesse uma redução temporária. Ditze prevê que os lucros das empresas cairão, o que, por sua vez, pode levar a uma menor receita tributária. Além disso, o IHK critica a política de pessoal da cidade e exige o fim da "inflação de pessoal" da administração.
Processos de aprovação e interesses da empresa
Os longos tempos de aprovação para sistemas fotovoltaicos e projetos de construção contribuem para a incerteza e levam a um declínio no interesse em novos projetos de construção ou expansão. Há também uma falta de espaço comercial para operações não farmacêuticas na cidade. Uma pesquisa do Instituto de Economia Alemã (IW) mostra tendências alarmantes: 38% das empresas pesquisadas planejam reduzir 2025 empregos, enquanto 40% esperam perspectivas de negócios mais pobres. Apenas 23% das empresas planejam aumentar seus investimentos, enquanto 40% até esperam um declínio.
O IHK Kassel-Marburg também critica a falta de ambições por parte da cidade para fornecer apoio às empresas locais. As críticas são particularmente direcionadas contra a priorização do financiamento cultural sobre as necessidades econômicas básicas. Um exemplo que serve como um aviso para a cidade é a mudança de localização da empresa de software "Weclapp" para Gießen.
O imposto comercial desempenha um papel central como fonte de renda para a cidade de Marburg. Nas discussões recentes sobre uma redução planejada no imposto comercial, o que poderia afetar quase mil empresas na região, concordam os empreendedores da Assembléia Regional de Marburg IHK. Você vê a redução como um sinal de simpatia do empresário e fortalecendo a economia local. A proposta do magistrado é baseada em renda adicional inesperada que também deve beneficiar o distrito e os municípios do distrito.
Peter Lather, presidente da Assembléia Regional da IHK, Marburg, enfatiza a importância dessas receitas adicionais para o financiamento de futuros investimentos em infraestrutura, educação, digitalização e proteção climática. Em 2020, a economia de Marburg financiou cerca de 43 % do orçamento urbano através do imposto comercial. A redução do imposto comercial é considerada um sinal importante durante a pandemia de Corona, especialmente porque o varejo e a gastronomia são gravemente afetados.
Details | |
---|---|
Quellen |