Preços da água Explodir: As congregações estão lutando pelo orçamento das famílias!

Die Wasser- und Abwassergebühren in Hersfeld-Rotenburg steigen ab 2025. Bürgermeister erklärt die neuen Tarife und Hintergründe.
As taxas de água e esgoto em Hersfeld-Rotenburg aumentarão a partir de 2025. O prefeito explica as novas tarifas e origens. (Symbolbild/ANAG)

Preços da água Explodir: As congregações estão lutando pelo orçamento das famílias!

A elevação dos preços da água nos municípios de Ronshausen, Nentershausen, Herleshausen, Hohenroda e Cornberg garante o ressentimento entre os cidadãos. Os custos de água doce e águas residuais aumentaram desde o início do ano. Os leitores relatam um aumento na taxa de água suja de 4,80 para 6 euros por metro cúbico. Ao mesmo tempo, a taxa de água subiu 70 centavos para 3,80 euros e a taxa de água da chuva de 96 centavos. Esses aumentos são o resultado do aumento dos preços da energia e dos custos de construção que chegam ao gerenciamento de água e águas residuais, de acordo com a WAZV (Associação de Água e Esgoto).

A nova taxa básica de 180 euros é particularmente confusa para muitos cidadãos, listados no faturamento de água e água suja. Os leitores estão preocupados com a mencionação dupla da taxa básica e se preocupam com o que essa taxa se destina, especialmente porque muitos não têm medidores digitais. De acordo com Marcus Becker, prefeito de Ronshausen e presidente do WAZV, essa taxa básica é necessária para fornecer um sistema de água potável em funcionamento. A taxa é cobrada apenas uma vez por número do metro.

Estrutura das taxas

A partir de 1º de janeiro de 2025, as taxas adicionais também devem ser aumentadas. A mudança no estatuto de drenagem foi decidida em 21 de fevereiro de 2024. Becker critica a estrutura política nos níveis federal e estadual que contribuem para os custos crescentes. Muitos consumidores ficam particularmente surpresos com a taxa de 15 euros por mês, que deve ser usada para cobrir os custos fixos do saldo de águas residuais.

O WAZV não é a única instituição que se depara com aumentos de preços. Os aumentos de preços também ocorreram em outros municípios que não pertencem ao WAZV. Um exemplo é a Bebra, onde os preços das águas residuais foram aumentadas de 3,30 euros para 3,40 euros por metro cúbico. Esses desenvolvimentos refletem uma tendência nacional que foi observada há anos.

Antecedentes e discussão

abastecimento de água e descarte de águas residuais na Alemanha estão sujeitas a um sistema de preços complicado com base no princípio de recuperação de custos. A formação de preços não apenas leva em consideração o valor da água movido, mas também custos fixos, como a taxa básica, que é baseada no tamanho do medidor de água ou no número de unidades residenciais. Essa estrutura visa criar um sistema justo, mas existem grandes diferenças regionais. Em Hesse, por exemplo, existem enormes diferenças de preços para águas frescas e residuais que podem ser de até 300 %.

O controle uniforme dos preços da água é repetidamente desafiado, incluindo o escritório federal do cartel, mas esse regulamento permanece controverso. Andreas Mundt, do Bundeskartellamt, fala por mais transparência, enquanto há resistência política a um festival uniforme de preços. O interesse público nos preços da água aumentou desde os anos 90 e continua sendo um tópico que é político e socialmente relevante.

Em resumo, pode -se dizer que os recentes aumentos de preços são influenciados por vários fatores, com custos de infraestrutura e estrutura política desempenhando um papel fundamental. Os cidadãos devem se adaptar a esses desenvolvimentos e aceitar a necessidade de um abastecimento de água em funcionamento e descarte de águas residuais, apesar dos encargos financeiros associados.

Details
Quellen