Hessen planeja armazenamento de CO2: um passo em direção à neutralidade climática!

Hessen plant Zustimmung zu CO2-Speicherungsgesetz zur Erreichung der Klimaziele bis zur Bundestagswahl am 14. Februar 2025.
Hessen planeja a aprovação da lei de armazenamento de CO2 para atingir as metas climáticas até as eleições federais em 14 de fevereiro de 2025. (Symbolbild/ANAG)

Hessen planeja armazenamento de CO2: um passo em direção à neutralidade climática!

Hessen planeja concordar com o projeto de lei para armazenamento de CO2, a fim de atingir os objetivos climáticos. O ministro econômico e energético da Hessiana, Kaweh Mansori (SPD), confirmou que o Estado dará seu consentimento assim que o rascunho for submetido ao Conselho Federal antes da eleição de Bundestag. Isso relatou n-tv.de e deixou claro que Hessen quer desempenhar um papel importante na gestão nacional de CO2.

A lei planejada visa promover a deposição e armazenamento de dióxido de carbono (CCS). Em particular, o CO2 deve ser armazenado no Mar do Norte, a fim de reduzir significativamente as emissões que são particularmente importantes na produção de cal e cimento. Os representantes da Union e do FDP também sinalizaram seu consentimento se os detalhes das próximas etapas ainda não estiverem claras.

Fundamentos legais e comparações internacionais

A emenda à lei foi introduzida pela coalizão do semáforo no Bundestag em setembro de 2024, mas resta saber se o Conselho Federal lidará com o tópico em sua reunião em 14 de fevereiro. Com a Lei Federal de Proteção ao Clima, a Alemanha busca o objetivo da neutralidade de gases de efeito estufa até 2045. Isso não inclui apenas o CCS, mas também a separação e o uso de carbono (CCU), o que é crucial para a redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente nas indústrias difíceis de decorar. Em 2023, a indústria produziu cerca de 144 milhões de toneladas de CO₂ na Alemanha, o que faz do país o segundo maior emissor nessa área, como

A tecnologia para CCS e CCU está se tornando cada vez mais importante. O KSPG tem sido a base legal para o transporte de CO2 baseado em transporte para dispositivos de memória desde 2012, mas é necessária uma mudança na lei para apoiar os projetos da CCU. Uma das sugestões é criar infraestruturas abrangentes para o CO2 que permitam o transporte através de oleodutos, caminhões e faixas. Os locais de armazenamento geológico em Hesse, como a pia da Hessiana, podem ser considerados.

Desafios e preocupações

No entanto, existem desafios. Especialistas e organizações ambientais expressaram preocupações sobre os altos custos e a implementação prática do armazenamento de CO2. Até agora, estão faltando dados abrangentes sobre os potenciais locais de armazenamento geológico de Hesse e, no fosso do Reno Superior, existem apenas armazenamento de óleo e gases com baixas capacidades. O CCS é frequentemente classificado como uma tecnologia de ponte para indústrias como cimento, aço e química que são mais difíceis de decorar.

Já existem abordagens que mostram que o armazenamento de CO2 em larga escala é tecnologicamente viável. A Noruega serve como modelo aqui e fez progresso com o armazenamento de CO₂ sob o Mar do Norte. Na Alemanha, o comissionamento de um sistema de CCU é esperado em escala industrial de 2025, que é um passo adicional para a implementação de CCS e CCU na transição de energia alemã, sublinhada
DetailsQuellen