Negociações coletivas no Deutsche Post: löhne up, estresse para baixo!

Am 8. Januar 2025 beginnen in Kassel die Tarifverhandlungen für die Deutsche Post. Verdi fordert 7% mehr Lohn und zusätzliche Urlaubstage.
Em 8 de janeiro de 2025, a negociação coletiva do Deutsche Post começa em Kassel. Verdi exige 7% mais salários e dias de férias adicionais. (Symbolbild/ANAG)

Negociações coletivas no Deutsche Post: löhne up, estresse para baixo!

Em 8 de janeiro de 2025, começou a negociação coletiva do Deutsche Post em Kassel. Essas primeiras conversas fazem parte de três rodadas planejadas de negociações. O sindicato Verdi formulou extensas reivindicações que incluem um aumento salarial de 7 %, além de maiores subsídios de treinamento e dias de férias adicionais para os 170.000 funcionários. Verdi enfatiza as cargas crescentes causadas pelo aumento das quantidades de pacotes e pelo maior peso das cargas.

A administração do Deutsche Post, no entanto, rejeitou as reivindicações como muito em grande parte. As negociações estão no contexto de condições de trabalho aprimoradas para os funcionários, que enfrentam cada vez mais os desafios da saúde. Já que foram decididos o voto preliminar da Comissão de Coleta do Grupo, as alegações correspondem aos desejos de mais de 45.000 membros da Verdi que sinalizavam uma necessidade urgente de melhores condições de trabalho e uma redução na carga de trabalho.

Insights sobre os desafios no trabalho cotidiano

Muitos dos membros encontraram a reivindicação inicialmente proposta de apenas 6 % insuficiente. Além da melhoria financeira, os funcionários também procuram mais tempo para regeneração, pois o trabalho é física e mentalmente estressante. Pacotes de transporte de entregas de até 31,5 kg sozinho, com muitos exigindo uma limitação do peso do pacote a um máximo de 20 kg, que atualmente não é implementado politicamente. As crescentes quantidades e pesos dos pacotes aumentam a pressão e o estresse no trabalho diário.

Além disso, os funcionários geralmente enfrentam desafios, como conflitos com pessoas agressivas no tráfego rodoviário ou com os clientes. A demanda por dias livres adicionais que pode ser planejada com flexibilidade no interesse dos funcionários também é destacada. Além disso, um dia livre adicional para sindicalistas é citado como reconhecimento apropriado por seu compromisso.

A frustração com a falta de progresso na mesa de negociações é alta. A maioria dos membros da Verdi está pronta para defender suas demandas, se necessário, com uma greve para alcançar a melhoria das condições de trabalho. A licença por doença entre os funcionários está em um nível recorde, que sublinha a urgência das negociações para melhorar os requisitos de saúde no setor, bem como DetailsQuellen