Onda de protesto contra a deportação: um clamor pela justiça!

Tayyab D. und Kheder D. sind in Hessen in Abschiebehaft. Proteste gegen Abschiebungen folgen bundesweiten Aktionstagen.
Tayyab D. e Kheder D. estão em deportação em Hesse. Os protestos contra as deportações seguem os dias da campanha em todo o país. (Symbolbild/ANAG)

Onda de protesto contra a deportação: um clamor pela justiça!

Em 5 de fevereiro de 2025, Tayyab D. foi preso em Bad Vilbel quando ele queria aparecer como um escritório de imigração para estender sua permissão de residência. O homem de 33 anos veio para a Alemanha como criança e vive na cidade com sua esposa e dois filhos, com 8 e 9 anos de idade. D. pertence à crença Ahmadiyya; Uma parte trágica de sua história é o assassinato de seu primo no Paquistão. Devido a problemas psicológicos e de saúde, ele perdeu os prazos, e é por isso que sua família enviou uma petição urgente contra a deportação iminente no Parlamento do Estado.

Seu destino se reflete no de Bro Kheder D., que foi preso no Escritório de Imigração em 10 de fevereiro. O jovem de 21 anos, que fugiu do Iraque em 2016 e pertence à minoria Yazidi, acabara de iniciar um aprendizado como cozinheiro. Quando ele foi preso, ele deveria apresentar certificados salariais. Kheder D. também teme seriamente por sua vida se ele tiver que voltar para seu país de origem.

Número crescente de deportações

Khalid Esseid T. é outro caso que ilustra os desafios da deportação. O jogador de 30 anos morou em Darmstadt por mais de 30 anos, mas não tinha permissão de residência. Após o final de seu visto turístico, ele ficou na Alemanha para evitar o serviço do Exército e encontrou trabalho em várias instituições culturais. T. foi preso durante um controle de passaporte e levado a uma acomodação compartilhada em North Hesse.

Embora uma aliança de apoio tenha lutado contra sua deportação e uma petição da Comissão de Dificuldades do Parlamento do Estado, que falou em abril de 2023 para que um direito humanitário de ficar, foi deportado em 3 de fevereiro. O ministro do Interior Roman Posseck (CDU) rejeitou a aprovação desta recomendação e deixou o caso na incerteza.

Dias de ação contra a deportação

O número de detidos aumentou significativamente nos últimos anos. Segundo as organizações, mais de 40 % dos detidos são detidos incorretamente. O novo centro de detenção em Darmstadt deve ser expandido de 20 para 80 lugares até 2020, o que desencadeia preocupação.

  • Eventos como parte dos dias da campanha:
  • SA, 27 de abril: documentário “o mais voluntário possível” e discussão de filmes em Frankfurt Am Main
  • Seg, 29.04
  • SA, 04.05
  • Qui, 9 de maio: filme “Vol Spécial” na casa dos estudantes, Frankfurt Am Main
  • SA, 11 de maio: demonstração contra a prisão em Ingelheim, Mainz
  • Sun, 12 de maio: demonstração contra a prisão em Darmstadt

Esses desenvolvimentos estão no contexto de um estudo do BAMF, que lida com as condições da estrutura da estrutura administrativa e organizacional da deportação. As demandas de manuseio respeitosas das pessoas em deportação são altas, mas o princípio da proporcionalidade geralmente cai pelo caminho, que é rejeitado por muitos atores.

Details
Quellen