Luta contra o câncer: como o movimento melhora a sobrevivência dos pacientes!
Luta contra o câncer: como o movimento melhora a sobrevivência dos pacientes!
O caminho de volta à vida após um diagnóstico de câncer é frequentemente rochoso e associado a muitos desafios. Todos os anos, cerca de 500.000 pessoas na Alemanha recebem a mensagem devastadora para ficar doente. No entanto, o progresso no tratamento significa que cerca de dois terços dos afetados podem atingir uma taxa de sobrevivência de mais de cinco anos. As conseqüências somáticas e psicológicas da doença podem restringir significativamente a qualidade de vida. Nesse contexto, a terapia de movimento está se tornando cada vez mais importante.
Um exemplo disso é o caso do tenista Philipp, que está doente. Apesar do difícil diagnóstico, seu médico o aconselha fortemente a continuar a jogar tênis. Philipp está procurando conselhos no "Centro de Competência Alemão Sports and Cancer (KLIK)", fundado em 2024 no Hospital Universitário de Colônia. Sob a direção da Dra. Nora Zoth recebe Philipp o apoio necessário e agora joga tênis novamente. Tais exemplos de retorno são o resultado do tratamento direcionado que se concentra no esporte.
A importância da terapia de movimento
A terapia de movimento é uma das intervenções não médicas mais promissoras em oncologia. O Dr. Freerk Baumann, chefe da medicina de movimento oncológico do Hospital Universitário de Colônia, enfatiza os efeitos positivos que podem ser alcançados usando terapia de movimento. Nos últimos anos, os efeitos positivos da atividade física foram definidos mais claramente em vários aspectos de saúde dos pacientes com câncer.De acordo com uma metanálise, o movimento é capaz de reduzir a ansiedade e a depressão, por exemplo, e melhorar a qualidade de vida relacionada à saúde. As terapias contra o câncer geralmente causam efeitos colaterais consideráveis, mas o treinamento adaptado pode ajudar a aliviá -los. Pesquisas mostram que mesmo sintomas específicos, como sintomas de fadiga, podem ser aliviados pela terapia de movimento.
Resultados e desafios
O desafio de implementar a terapia de movimento em oncologia em todo o país não deve ser subestimado. As estruturas de fornecimento devem ser criadas para implementação para usar o efeito positivo na largura do atendimento ao paciente. A evidência para melhorar a qualidade de vida e as funções físicas já é muito alta, mas há uma falta de recomendações específicas para o esporte. Recomenda -se o treinamento moderado de resistência e o treinamento de força para promover o efeito positivo na saúde.
Além dos desafios individuais que todo paciente deve dominar, como a nadadora paralímpica Elena Krawzow, que revidou após um tumor no cérebro e venceu novamente em 2024, a coordenação regular com médicos e cientistas esportivos também desempenha um papel central. A incerteza no tratamento individual requer uma cooperação estreita entre todos os envolvidos, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis. Em resumo, pode -se dizer que a terapia de movimento não é apenas um método de tratamento suplementar, mas também está ganhando importância como medida independente na reabilitação do câncer. Novas diretrizes, como a diretriz S3 para terapia de movimento na preparação, podem ajudar a integrar as abordagens cientificamente sólidas na prática de tratamento e mostrar aos pacientes afetados um caminho realista de volta à vida ativa.Details | |
---|---|
Quellen |