Soas férias: Oratório de Natal de Bach na Igreja Martin Luther!

Soas férias: Oratório de Natal de Bach na Igreja Martin Luther!
No domingo, 5 de janeiro de 2025, uma performance de Cantatas IV a VI de Johann Sebastian Bach Oratorio será realizada às 16h. na Igreja de Martin Luther. O Oratorio de Natal, também conhecido como "Oratorio for Holy Christmas", é uma das peças mais importantes da música da temporada de Natal. Consiste em seis cantatas, cada uma das quais dura cerca de 30 minutos e é dedicada a um dia do festival cristão entre 25 de dezembro e 6 de janeiro. O texto é baseado nos evangelhos de Lukas e Matthew, enquanto a música inclui uma ampla gama de formas e humor.
As cantatas listadas são compostas para o Ano Novo, o primeiro domingo após o Ano Novo e o Epiphany Festival (Epiphany). Os seguintes solistas aparecem durante a apresentação: Friederike Urban (soprano), Julia Böhme (Old), Jonas Ding (tenor) e Clemens Heidrich (baixo). O coro de Dresden Bach e o Sinfonietta Dresden apresentarão o trabalho sob a direção de Elke Voigt.
Preços de admissão e pré -venda
Os preços de admissão são 26 euros (preço total) e 22 euros com antecedência. Os ingressos reduzidos custam 16 euros ou 14 euros com antecedência, enquanto os jovens de até 18 anos de admissão gratuita recebem admissão gratuita se os ingressos forem adquiridos através da administração da paróquia. As vendas de ingressos acontecem em Martin-Luther-Platz 5 durante o horário de funcionamento e online em www.reservix.de .
O desempenho do Oratório de Natal tem uma longa tradição. Albert Schweitzer ficou cético há cerca de 100 anos de que o Oratório de Natal de Bach se tornaria popular no repertório de coros e orquestras. Hoje, no entanto, é o trabalho sacral mais popular de Johann Sebastian Bach. A música é alta -teatral e começa com o coro urgente de entrada "Jauchzet, Rehllocket". Isso foi originalmente composto para o aniversário da eleitor Maria Josepha da Saxônia.
O oratório de Natal tem uma estreita conexão com Dresden e conta a história do nascimento de Jesus em suas seis cantatas. Bach escreveu os Cantatas para os Serviços no Leipzig Hauptkirchen St. Thomas e St. Nikolai e dividiram a história de Natal nas três férias de Natal, Ano Novo, domingo após o Ano Novo e o Epiphany Festival. No passado, o Oratório de Natal era esquecido no século XIX, enquanto outros trabalhos, como as paixões e a feira de comércio menor, eram preferidos.
O primeiro desempenho garantido de todas as seis cantatas ocorreu em 17 de dezembro de 1857 por Eduard Grell. Uma redescoberta do trabalho começou com o movimento da juventude no século XX. Especialmente na década de 1920, o Oratório de Natal era frequentemente realizado em grandes cidades do Reich alemão, especialmente em paróquias. Leipzig tem a maior parte das performances do Oratorio de Natal na Alemanha hoje, com o Dresden Kreuzchor realizando as três primeiras cantatas no Advento e as três últimas em janeiro desde 1967.
Details | |
---|---|
Quellen |