A Bolsa de Colônia promove desenvolvedores urbanos criativos: projetos para o futuro!

A Bolsa de Colônia promove desenvolvedores urbanos criativos: projetos para o futuro!
Em 21 de março de 2025, a bolsa de estudos de Gottfried Böhm ganhou nova atenção quando a Dra. Ermelinda di Chiara, a primeira bolsa de estudos de 2024, apresentou seus resultados em Colônia. A bolsa de estudos, lançada pela cidade de Colônia e pela Associação de Amigos e Patrocinadores da Universidade Técnica de Colônia, oferece aos seus bolsistas a oportunidade de morar em Colônia por um ano gratuitamente e receber 2.500 euros por mês. O objetivo é desenvolver idéias criativas para a paisagem da cidade de Colônia e além. Este ano, a bolsa de estudos será concedida pela segunda vez, pela qual o concurso é destinado a arquitetos experientes, planejadores urbanos e jovens profissionais.O foco do projeto de Di Chiara é o redesenho sustentável da Colônia Neustadt. Seu rascunho intitulado "The Void for a Sustainable City" inclui uma série de medidas inovadoras, incluindo a conversão do Neustadt em uma zona livre de carros e a criação de novas áreas verdes. O rascunho também prevê a adição estrutural de blocos de apartamentos existentes para criar pátios verdes, bem como a construção de estações de mobilidade ao longo do aterro ferroviário.
Sustentabilidade e desenvolvimento urbano
O prefeito Henriette Reker enfatizou a relevância do desenvolvimento urbano sustentável e da arquitetura inovadora durante a apresentação. A abordagem de Colônia ao planejamento urbano é particularmente importante porque mais de 50% da população mundial vive agora em áreas urbanas e, na Alemanha, é de 75%. As previsões das Nações Unidas sugerem que essa tendência continuará até 2050, o que aumenta a pressão nas infraestruturas urbanas.O redesenho do espaço urbano requer um equilíbrio entre as condições de vida atuais e futuras. A interdisciplinaridade desempenha um papel crucial aqui. Os desafios da sustentabilidade são variados: a poluição do ar das energias fósseis, o risco de áreas verdes e a falta de água devido às mudanças climáticas são apenas alguns dos temas centrais. Os aspectos sociais que geralmente são negligenciados no planejamento também são decisivos
Objetivo da bolsa
A bolsa de estudos de Gottfried Böhm é lançada para homenagear o portador de Pritzker-Prize Gottfried Böhm, que morreu em 2021. Não é apenas apoio financeiro, mas um incentivo para lidar com questões urbanas. A professora Sylvia Heuchemer e Susanne Fabry enfatizam a importância da bolsa de estudos para abordagens criativas de planejamento urbano. A exposição dos resultados do trabalho de Di Chiara pode ser vista até 15 de outubro de 2024 na construção espanhola da histórica prefeitura.
Os pedidos para a próxima bolsa de estudos são possíveis até 31 de maio de 2025, com os arquitetos interessados sendo capazes de enviar uma ideia específica do projeto. A esperança responsável de que essas medidas possam promover abordagens novas e inovadoras à arquitetura, a fim de redesenhar a Colônia e seus arredores.
Details | |
---|---|
Quellen |