Qualidade do ar em Marburg: valores alarmantes colocam em risco nossa saúde!

Luftqualitätsmessungen in Marburg-Biedenkopf zeigen aktuelle Feinstaubwerte und deren Auswirkungen auf die Gesundheit bis 2025.
As medições de qualidade do ar em Marburg-Biedenkopf mostram valores atuais de poeira fina e seus efeitos na saúde até 2025. (Symbolbild/ANAG)

Qualidade do ar em Marburg: valores alarmantes colocam em risco nossa saúde!

Em 17 de março de 2025, a qualidade do ar em Marburg se apresenta, onde a estação de medição da Universidade Straße está coletando continuamente dados. As medições incluem as concentrações de poeira fina, dióxido de nitrogênio e ozônio. A qualidade atual do ar é classificada com base em vários valores limitados. O limite permitido para poeira fina é de 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³), que podem ser excedidos no máximo 35 vezes por ano. Se esse valor não puder ser atendido, a qualidade do ar será descrita como "ruim", o que pode resultar em possíveis danos à saúde para pessoas sensíveis.

De acordo com as categorias especificadas, a qualidade do ar ainda é um tópico importante na região. Os valores prejudiciais ocorrem particularmente quando as concentrações de dióxido de nitrogênio são superiores a 200 µg/m³ ou a do ozônio acima de 240 µg/m³. A medição ocorre a cada hora para dióxido de nitrogênio e ozônio e no remédio diário em hora em movimento para poeira fina. De acordo com Regulamentos de qualidade do ar da UE Com o objetivo de aproximar a qualidade do ar às diretrizes da quem.

Os efeitos da saúde da poluição intensiva do ar não se limitam apenas à saúde humana, mas também afetam o meio ambiente. Estima -se que cerca de um terço das áreas agrícolas da Europa possa estar acima do limiar para o solo próximo ao solo, o que poderia resultar em sérias perdas econômicas. 62 % das áreas florestais em 32 estados membros da UE também excedem os valores críticos para o ozônio, que põe em risco a biodiversidade.

Medidas e recomendações

Em vista da baixa qualidade do ar, há recomendações claras: com uma qualidade do ar muito ruim, as pessoas sensíveis devem evitar o esforço físico ao ar livre. Isso também se aplica à categoria "ruim", na qual os esforços também devem ser restritos ao ar livre. Com a qualidade do ar “moderada”, os efeitos de curto prazo são improváveis, mas eles ainda podem ocorrer em pessoas sensíveis. Para as categorias "boas" e "muito boas", não podem ser esperados problemas de saúde, que falam para atividades ao ar livre durante todo o ano.

A poluição de poeira fina frequentemente observada na estação pode ser causada por vários fatores, incluindo fogos de artifício, que, no entanto, podem ser considerados baixos em comparação com o estresse do ano. Cerca de 2050 toneladas de poeira fina são liberadas anualmente, com 75 % dessa quantidade sendo criada na véspera de Ano Novo. A medição da qualidade do ar mostra que as condições climáticas, como o clima de inversão, também podem levar ao aumento dos valores de poeira fina, o que sublinha a urgência do monitoramento e educação contínuos.

Details
Quellen