Novo dever em Berlim: Coletando têxteis antigos separadamente de 2025!

Novo dever em Berlim: Coletando têxteis antigos separadamente de 2025!
Com o início do ano novo, várias mudanças significativas na área de gerenciamento de resíduos entram em vigor na Alemanha. A partir de 1º de janeiro de 2025, será aplicada uma obrigação legal de separar têxteis antigos, que visa reduzir o desperdício e promover uma economia circular. Este regulamento é baseado na Diretiva da Estrutura de Resíduos da UE e na Lei da Administração Distrital (KRWG). Christoph Rösgen, chefe de gerenciamento de resíduos no BAV, enfatiza que o atual sistema de coleta para têxteis antigos está em uso desde 2013 e já está bem estabelecido. Cerca de 350 recipientes municipais de depósito para têxteis e sapatos antigos estão disponíveis na área da associação, o que facilita o retorno dos cidadãos. A introdução de um conceito de localização para contêineres têxteis antigos é avaliada como uma etapa necessária para estar melhor posicionada na competição com colecionadores comerciais. Isso foi relatado pelo Post Rheinische.
A coleção separada é implementada pelo descarte responsável e pelos municípios. O objetivo desta iniciativa não é apenas promover a reutilização e a reciclagem de têxteis, mas também um alívio notável do meio ambiente. As estatísticas mostram que cerca de 31.500 toneladas de tecidos antigos acabam em Berlim em Berlim, o que corresponde a um valor per capita de 8,6 kg (a partir de 2018). Como os tecidos de alta qualidade não caem desnecessariamente, o incentivo para o retorno efetivo das roupas aumentou. A limpeza da cidade de Berlim (BSR) fornece dicas úteis para o descarte legalmente compatível e oferece várias opções de entrega, incluindo pátios de reciclagem e contêineres coletivos sem fins lucrativos.
Regulamentos e taxas
Outro aspecto importante das mudanças legais diz respeito à tributação do carbono. O imposto sobre o CO2 fóssil aumentará para 40 euros por lixeira em 2024 e aumentará para 50 euros em 2025. Isso tem um impacto direto nas taxas de resíduos residuais que aumentarão, enquanto as taxas de resíduos orgânicos e de papel permanecem constantes. Por exemplo, o resíduo residual de tônus de 50 litros custará 85,50 euros de 2025, um aumento de 1 euros em comparação com 2024.
Desenvolvimento do gerenciamento de resíduos
No entanto, a implementação da coleção separada de têxteis antigos também está no contexto de maiores desafios. Os municípios devem verificar e adaptar seus sistemas para atender aos novos requisitos. O papel das coleções sem fins lucrativos no sistema de descarte público é particularmente discutido. A publicação do Infoschrift 113, que fornece informações relevantes sobre os sistemas de coleta municipal, visa fornecer aos municípios uma visão geral das situações e desafios atuais.
A academia Dr. Nesse contexto, obriga -se um evento intitulado "Alt têxteis - Spurt final para a coleção de separação de 2025", que ocorrerá em 14 de novembro de 2024. Isso mostra que a troca de experiências entre municípios e organizações é crucial para a implementação bem -sucedida do projeto. O tópico da gestão de resíduos está se tornando cada vez mais importante e resta ver como os cidadãos aceitarão os novos regulamentos.
A política futura de resíduos mostra que é necessária uma consciência mais forte do uso de recursos e da economia circular. Com as mudanças formais de 2025, não apenas os recursos devem ser poupados, mas também a consciência da importância da separação adequada dos resíduos. As iniciativas de descarte e campanhas de informação serão cruciais para a aceitação e comprometimento dos cidadãos.
Details | |
---|---|
Quellen |