Novo cardio-CT na clínica Fulda: Revolução para investigações cardíacas!

Novo cardio-CT na clínica Fulda: Revolução para investigações cardíacas!
A Clínica Fulda colocou uma nova CT cardio em operação. Isso oferece uma alternativa segura e sem dor ao exame invasivo do cateter cardíaco e representa um progresso importante na medicina cardíaca. A doença cardíaca coronariana (KHK), que afeta cerca de cinco milhões de pessoas na Alemanha, é uma das principais causas de ataques cardíacos. Um diagnóstico precoce pode ajudar a interromper o curso da doença e evitar complicações.
O novo cardio-CT permite diagnósticos precisos de doenças cardíacas e fornece imagens detalhadas das artérias coronárias. Enquanto o método preferido permanece no caso de distúrbios circulatórios agudos, de acordo com as diretrizes cardiológicas, o cardio-CT é considerado o método preferido para detecção e exclusão de uma doença cardíaca coronariana crônica. O dispositivo cria 320 seções finas do coração em apenas 0,12 segundos e está equipado com técnicas para melhorar a imagem e a redução da dose, incluindo a inteligência artificial (AI), que apóia a implementação do exame e avaliação das imagens.
Vantagens e áreas de aplicação do cardio-CT
O conforto do paciente é aumentado por um design aberto com uma abertura de 80 cm de largura. Durante o exame, uma pequena quantidade de meio de contraste contendo iodo é usada para tornar os vasos sanguíneos visíveis. Os pacientes precisam parar brevemente durante a absorção da imagem. A frequência cardíaca geralmente deve ficar abaixo de 65 golpes por minuto, o que geralmente é alcançado com betabloqueadores. O exame cardiário é rápido, preciso e indolor e é usado particularmente no caso de dor na mama, falta de ar, fatores de risco ou exame preliminares impressionantes. As artérias coronárias abertas podem tornar um exame do cateter cardíaco supérfluo. Além disso, a dose de raios-X do cardio-CT é menor do que em um exame do cateter cardíaco, pelo qual existem algumas restrições na avaliação com batimentos cardíacos irregulares ou vasos fortemente calcificados.
A intensiva cooperação entre as clínicas radiológicas e cardiológicas na clínica Fulda é complementada por conferências interdisciplinares nas quais casos complexos são discutidos.
Um estudo atual, publicado na revista The BMJ, mostra que a tomografia computadorizada (TC) pode fornecer um diagnóstico confiável como um cateter cardíaco em certos casos. A cooperação internacional de pesquisa, que analisou dados de 65 estudos com mais de 5.300 pacientes, descobriu que a TC é adequada como um método suave, especialmente com uma probabilidade baixa a média para a KHK. A probabilidade geral de doença cardíaca coronariana é determinada com base em fatores como idade, sexo e tipo de dor na mama.
Em resumo, a tecnologia de TC pode levar a intervenções menos invasivas necessárias. Deve -se levar em consideração que os exames do cateter cardíaco são invasivos e os riscos e complicações trazem consigo. Dos 880.000 exames anuais do cateter cardíaco na Alemanha, 58% não exigiram uma expansão vascular. Os resultados deste estudo destinam -se a ajudar os médicos a escolher o método de diagnóstico apropriado e possivelmente levar a diretrizes médicas mais uniformes, como mtdialog suplementado.Details | |
---|---|
Quellen |