Amizade Franco-Alemã: Aniversário comemorou em Bucareste!

Amizade Franco-Alemã: Aniversário comemorou em Bucareste!

Em 22 de janeiro de 2025, a Alemanha e a França comemoraram o 62º aniversário do tratado Élysée, que foi assinado em 22 de janeiro de 1963. Este contrato, assinado por Charles de Gaulle e Konrad Adenauer, é considerado o fundamento do Franco-Alemão e do Fundamento. Em Bucareste, o embaixador alemão Dr. Peer Gebauer e o embaixador francês Nicolas Warnery nesta ocasião especial, juntamente com os parceiros romenos.

O sexto aniversário do contrato de Aachen também foi reconhecido nas celebrações, assinada por Angela Merkel e Emmanuel Macron em 22 de janeiro de 2019. Este contrato moderno atualizou e expandiu os tópicos do contrato de Élysée, especialmente nas áreas de jovens, pesquisa, segurança e desenvolvimento. A Alemanha e a França implementam o Tratado de Aachen desde janeiro de 2020, com 15 projetos prioritários já sendo definidos para aprofundar a cooperação e iniciar novos projetos.

Projetos e iniciativas conjuntas

Como parte do tratado Aachen, os seguintes focos foram identificados em 2019:

  • Fortalecer a cooperação no Conselho de Segurança da VN.
  • Estabelecimento de instituições culturais franco-alemãs integradas em diferentes cidades.
  • Estabelecimento de um fundo de cidadãos comuns para projetos da sociedade civil.
  • Melhoria das conexões transversais do trilho da Border.
  • Fortalecer a cooperação nas áreas de energia e clima.
Além disso, 13 outros projetos foram decididos em maio de 2021, como promover a linguagem do parceiro e fortalecer a cooperação cruzada no setor de saúde. O Conselho de Ministros de Franco-Alemão monitora a implementação dessas iniciativas.

Discussões sobre o futuro da amizade

Durante as celebrações em 22 de janeiro de 2025, os embaixadores Gebauer e Warnery também discutiram a importância da amizade franco-alemã com estudantes de várias escolas em Bucareste. Em uma discussão adicional, os embaixadores impediram a relevância do relacionamento bilateral para a integração européia e analisaram os desafios atuais da UE no contexto geopolítico.

dr. Peer Gebauer enfatizou o papel do tratado de Élysée, enquanto Nicolas Warnery enfatizou a reconciliação histórica entre as nações. Essa reconciliação foi a chave para criar um estábulo e unido na Europa, que também foi expresso no desenvolvimento da União Europeia. Desde o início, o tratado élysée previa consultas regulares entre chefes de estado e governo para garantir uma atitude amplamente igual na política externa.

As celebrações e discussões em Bucareste testemunham a relevância contínua da amizade franco-alemã, que é mais relevante do que nunca no contexto da unificação européia e nos desafios globais do século XXI.

Details
Quellen

Kommentare (0)