Aviso de ataque de greve Aachen: kitas e ônibus afetados!

Aviso de ataque de greve Aachen: kitas e ônibus afetados!
Verdi anunciou que expandirá os avisos no serviço público a partir de quinta -feira, 6 de fevereiro de 2025. O sindicato intervém em um intensivo conflito de barganha coletiva entre o governo federal e os municípios, que existe há algum tempo. Os efeitos são particularmente perceptíveis na área da Renânia e Ruhr. Em muitas cidades, os centros de creche e as piscinas permanecem parcialmente fechadas. O transporte público também é afetado, com ônibus e trens não dirigindo em algumas regiões. Os cidadãos também devem esperar tempos de espera significativos para escritórios e ao coletar latas de lixo, pois os funcionários também entram em greve de empresas de descarte de resíduos.
As greves são Aachen, Bochum, Bottrop, Herne, Marl e o Reno inferior esquerdo. Em Aachen, por exemplo, os ônibus da empresa de transporte local ASEAG devem permanecer nos depósitos. Muitos centros de creche urbanos oferecem apenas atendimento de emergência. Além disso, os funcionários de bancos de poupança, autoridades administrativas e algumas clínicas municipais também estão envolvidas nos ataques de aviso. Uma grande manifestação com cerca de 1.500 participantes é esperada em Aachen.Reivindicações da União e o nível de negociações
Nas negociações atuais,Verdi pede uma taxa mais de 8 % ou pelo menos 350 euros a mais por mês e três dias gratuitos adicionais. No entanto, a primeira rodada de negociações em 24 de janeiro em Potsdam não teve êxito. Representantes do governo federal e dos municípios argumentam que a situação orçamentária é difícil e que o aumento do salário não é viável. Essas condições estão no contexto da crescente insatisfação entre os funcionários do serviço público, que foi caracterizado nos últimos meses por greves de aviso repetidas e uma alta intensidade de conflito.
A pressão sobre a negociação coletiva no serviço público aumentou nos últimos anos. A intensidade do conflito alcançou uma média de 8,9 pontos no primeiro trimestre de 2023, que excederam o valor do ano anterior 1,7 vezes. A situação no serviço público, que registrou o nível mais alto com 28 pontos, foi particularmente desafiador. A alta inflação e o aumento do custo de vida associados permitem que os funcionários exijam melhores salários. Os sindicatos no serviço público já exigiam 10,5 % mais salários ou pelo menos 500 euros por mês.
Efeitos das greves no público
Os ataques contínuos e as reivindicações associadas não apenas aparecem como desafios internos, mas também têm um impacto direto no público. Em vários estados federais, incluindo o norte da Reno-Pestfália, os avisos e as ações já foram realizadas em várias áreas do serviço público, incluindo gerenciamento de água e remessa, hospitais municipais e serviços públicos municipais. Um exemplo é o gerenciamento de estacionamento em Kiel, que também é greve e leva à perda de renda.
A intensidade dos conflitos tarifários no serviço público ilustra a alta pressão sob a qual os funcionários estão. Com uma variedade de ataques de aviso e as demandas por um melhor pagamento nos últimos meses, os sindicatos entraram no diálogo com os empregadores, mas com um sucesso limitado. A situação permanece tensa e outras greves não são excluídas porque as negociações sobre os aumentos salariais necessários e melhores condições de trabalho continuam.
Details | |
---|---|
Quellen |