Projeto de pesquisa revela segredos sombrios do empresário Günter Leifheit

Forschungsprojekt zur NS-Vergangenheit von Unternehmer Günter Leifheit gestartet. Historiker Dr. Scholtyseck leitet die Studie.
O projeto de pesquisa sobre o passado nazista do empresário Günter Leifheit começou. O historiador Dr. Scholtyseck lidera o estudo. (Symbolbild/ANAG)

Projeto de pesquisa revela segredos sombrios do empresário Günter Leifheit

Em 20 de janeiro de 2025, um projeto de pesquisa abrangente sobre a história de Günter Leifheit foi iniciado oficialmente. Isso é chefiado pela LONLEIF GAPA GGMBH e pela Fundação Leifheit em cooperação com a cidade de mercado de Garmisch-Partenkirchen, a cidade de Nassau e Leifheit AG. O professor Dr. Joachim Scholtyseck, da Universidade de Bonn, foi contratado como o principal historiador da investigação. O Dr. Scholtyseck é um especialista reconhecido para a história dos séculos XIX e XX e é especializado em história econômica e corporativa. O projeto deve levar dois anos.

O objetivo central desta pesquisa é a revisão detalhada da biografia de Günter e Ingeborg Leifheit. O foco está particularmente na incorporação da história de vida de Leifheit nas circunstâncias políticas e sociais da República de Weimar e no "Terceiro Reich". Além disso, uma representação abrangente do papel de Leifheit na Segunda Guerra Mundial e sua radiação é procurada para Waffen-SS. Os resultados da pesquisa devem ser publicados a longo prazo.

Reações dos participantes

O tricô nazista de Günter Leifheit

Günter Leifheit, que é conhecido como empresário e patrocinador em Nassau (Rhein-Lahn-Kreis), foi o fundador de uma empresa que se tornou internacionalmente conhecida por seus estandes de lavanderia e peças de ferro. Apesar de sua grande reputação na cidade, na qual uma escola particular também recebe o nome dele, estudos recentes mostraram um lado sombrio significativo de sua biografia.

Um estudo do historiador Stefan Holler revelou emaranhados de alcance profundo na ideologia nazista. Já aos 11 anos, ele se juntou aos "jovens alemães" em 1932 e subiu nos oito anos seguintes até o tempo completo "Young Ban Líder". Em 1938, ele ingressou no NSDAP e se ofereceu em 1940 para o Waffen-SS. A pesquisa de Holler sugere que Leifheit nunca confessou seu passado socialista nacional e que tanto sua família quanto a Fundação Leifheit e a cidade de Nassau ocultam esses aspectos por um longo tempo.

Com o novo projeto de pesquisa, o passado nazista de Günter Leifheit agora é processado de forma transparente, o que também pode resultar em uma reinterpretação crítica de seu papel na história alemã.

antigos sucessos e inovações

A empresa Leifheit, fundada em 1959, se estabeleceu ao longo dos anos como um importante fabricante no campo dos bens domésticos. Com mais de 400 pedidos de patentes e uma gama diversificada de produtos, incluindo produtos de limpeza e cuidados inovadores, o Leifheit influenciou significativamente a indústria orçamentária. Em particular, a introdução do primeiro MOP e o desenvolvimento do sistema de torção limpo, que remove até 99,99% dos vírus, fizeram da empresa um pioneiro no setor.

O próximo projeto de pesquisa destina -se a ajudar a desenhar uma imagem completa de Günter Leifheit e seu papel tanto em um empresário quanto como indivíduo em uma era emocionante e controversa da história alemã. Resta ver qual novo conhecimento pode ser elaborado e até que ponto eles influenciarão a percepção do lazer na sociedade de hoje.

Details
Quellen