Herbert Mertin: Morte súbita do popular Ministro da Justiça em Koblenz

Herbert Mertin, rheinland-pfälzischer Justizminister, starb am 21. Februar 2025 unerwartet in Koblenz im Alter von 66 Jahren.
Herbert Mertin, ministro da Justiça da Renânia-Palatinato, morreu inesperadamente em 21 de fevereiro de 2025 em Koblenz aos 66 anos. (Symbolbild/ANAG)

Herbert Mertin: Morte súbita do popular Ministro da Justiça em Koblenz

Herbert Mertin, o ministro da Justiça da Renânia-Palatinato e o político do FDP, morreu em 21 de fevereiro de 2025 aos 66 anos. Sua morte repentinamente e inesperadamente ocorreu durante uma cerimônia para juízes voluntários em Koblenz, onde entrou em colapso e mais tarde morreu no hospital. Esta triste notícia foi enviada por um porta -voz da Associação Estadual do FDP. Mertin deixa sua esposa e quatro filhos adultos.

O primeiro -ministro Alexander Schweitzer (SPD) elogiou Mertin como um "pilar fixo de nossa democracia" e enfatizou seu compromisso com a liberdade, a justiça e o estado de direito. A ministra econômica Daniela Schmitt (FDP) enfatizou em seu discurso que Mertin era considerada uma excelente representante dos valores democráticos. O ministro federal de Transportes e Justiça, Volker Wissing, expressou sua consternação sobre a perda e descreveu Mertin como um modelo e um guia confiável.

Uma carreira notável

Herbert Mertin nasceu em Temuco, Chile, em 1958, e se mudou para a Alemanha com sua família em 1971, onde se estabeleceram na Renânia-Palatinato. Ele completou seu Abitur em Linz no Reno e estudou direito em Mainz e Bonn. Mertin ingressou no FDP em 1983 e foi eleito membro do Parlamento do Estado da Renânia-Palatinato em 1996.

Após a renúncia de Peter Caesar (FDP) devido a problemas de saúde, Mertin assumiu sua primeira posição como Ministro da Justiça em 1999. Durante seu mandato, ele era um defensor apaixonado dos direitos civis e a independência do judiciário. Isso o levou várias vezes a conflitos, principalmente com o então primeiro -ministro Kurt Beck (SPD), que contribuiu para seu papel posterior como líder secreto da oposição no Parlamento do Estado depois que o FDP 2011 deixou o Parlamento.

retornar e legado

Depois de vários anos como advogado em Koblenz, Mertin retornou ao governo em 2016, quando a coalizão do semáforo sob Malu Dreyer (SPD) foi formada. Seu retorno não foi apenas um sucesso pessoal, mas também um importante renascimento do compromisso do FDP na política estatal da Rhineland-Palatinate. Especialmente durante a pandemia de Corona, ele fez campanha pela rápida retirada de intervenções de direitos fundamentais.

Nas eleições estaduais de 2021, a coalizão do semáforo foi confirmada, na qual Mertin continuou trabalhando como Ministro da Justiça. Sua morte fatídica é uma grande perda para a política da Renânia-Palatinato, e a facção do FDP no Parlamento do Estado foi abalada por sua repentina perda, lamentando que seu conselho e sensibilidade estivessem faltando. O trabalho político de Mertin permanece inseparável com os valores da liberdade, o estado de direito e a justiça social.

Details
Quellen