Kautinnen da floresta tropical: mulheres indígenas em batalha por seus direitos

Caroline Bene von der Uni Bonn spricht am 09.04.2025 über indigene Frauenrechte im Amazonas. Anmeldung ab sofort möglich.
Caroline Bene, pela Universidade de Bonn, fala sobre os direitos das mulheres indígenas na Amazon em 9 de abril de 2025. As registros agora são possíveis. (Symbolbild/ANAG)

Kautinnen da floresta tropical: mulheres indígenas em batalha por seus direitos

Na região da Amazônia equatoriana, as mulheres indígenas que são frequentemente chamadas de “Guardiões da floresta tropical” vieram à tona da luta contra a exploração de recursos e as estruturas máquistas. Essas mulheres estão incansavelmente comprometidas com seus direitos, a preservação da floresta tropical e a melhoria da posição social das mulheres. relatórios que esteve this the "_" _ "> kabinett-online

Uma palestra futura de Caroline Bene da Universidade de Bonn será realizada em 9 de abril de 2025 às 18h15. no Haus der Bildung em Bonn. Esta palestra é dedicada à luta pelos direitos das mulheres, ao direito de povos indígenas e à proteção da floresta tropical da Amazonastropical. As partes interessadas podem se registrar no VHS Bonn, afirmando o número número 1522 ou diretamente por e -mail vhs@bonn.de. O evento é gratuito.

Os desafios ambientais na área da Amazônia

A população indígena na Amazônia sofre graves violações dos direitos humanos e assalto à terra. Como parte da situação política sob Jair Bolsonaro, os desafios são particularmente dramáticos.

A política de

Bolsonaros enfraqueceu as organizações ambientais e minou os direitos ambientais. O desmatamento e o trabalho ilegal de mineração aumentam as emissões de carbono, o que não apenas impulsiona as mudanças climáticas, mas também põe em risco a qualidade de vida das comunidades indígenas. A ONU exige que o Brasil tome medidas para proteger os direitos indígenas após o desmatamento em áreas indígenas aumentou 80% no ano passado.

O papel dos povos indígenas em resistência

Ao mesmo tempo, os líderes indígenas não são apenas defensores de seus direitos, mas também vítimas de violência organizada. Mais de 300 pessoas foram mortas nos últimos dez anos, o que sublinha os perigos aos quais são expostos. No meio dessas ameaças, o movimento das mulheres indígenas mostra a determinação de enfrentar os desafios em voz alta e com uma mensagem clara: "Você importa nosso sangue" - um chamado à atenção à exploração de sua terra natal e de seus direitos humanos.

A área da floresta tropical da Amazonastropical se estende por nove países da América do Sul, com cerca de 60% no Brasil. O desmatamento contínuo, que é fortemente financiado por empresas como BlackRock e JPMorgan Chase, tem um efeito devastador no ecossistema. De acordo com humanium Há uma necessidade urgente de proteger os direitos ambientais e humanos, pois estão intimamente conectados.

Details
Quellen