Crise do seguro de enfermagem: SVLFG solicita resgate do fundo!

Bonn: SVLFG beantragt als erste Pflegekasse Finanzhilfe. Experten warnen vor drohenden Defiziten im Pflegesystem.
Bonn: SVLFG é a primeira assistência fiscal. Os especialistas alertam sobre déficits iminentes no sistema de assistência. (Symbolbild/ANAG)

Crise do seguro de enfermagem: SVLFG solicita resgate do fundo!

A situação financeira das companhias de seguros de assistência a longo prazo na Alemanha atinge um ponto crítico após a seguridade social para agricultura, silvicultura e horticultura (SVLFG) teve que se candidatar ao apoio do estado do fundo de remuneração como a primeira caixa registradora. Isso aconteceu no início de março de 2025 e foi confirmado pelo Escritório Federal de Seguridade Social (BAS). O SVLFG tem cerca de 490.000 membros, muitos deles mais velhos, o que impulsiona os custos de enfermagem. Nos últimos anos, o número de pessoas que precisam de atendimento mais que dobrou - de 2,34 milhões em 2009 para 5,2 milhões em 2023. Esse desenvolvimento força as seguradoras de saúde a lidar intensivamente com seus recursos financeiros.

O Fundo de Compensação, preenchido com sete bilhões de euros em 2023, deve realmente servir como uma rede de segurança para todas as companhias de seguros de assistência a longo prazo. Mas até o final de 2024, esse valor caiu para menos de um bilhão de euros. O SVLFG recebeu um pagamento com desconto em fevereiro de 2025 para cobrir suas obrigações em andamento até dezembro de 2025. No entanto, Andreas Menzel, da Associação da Indústria da BKK, alerta sobre uma possível situação de efeito dominó que poderia puxar mais seguradoras de saúde para o abismo.

A pressão sobre os fundos de cuidados de longo prazo aumenta

As reformas no setor de assistência, especialmente a mudança dos níveis de atendimento para níveis de atendimento em 2017, levaram a um aumento dramático no número de casos de enfermagem. Especialistas estão preocupados com o fato de o ônus financeiro o aumento dos custos de enfermagem causado por aumentos regulares de tarifas e o salário mínimo para a equipe de enfermagem que poderia colocar em risco a estabilidade financeira das seguradoras de saúde. Por exemplo, o DAK prevê um menos de 1,54 a 2 bilhões de euros nos próximos anos.

Além disso, os fundos de cuidados de longo prazo só terão que manter 40 % de suas despesas mensais como reserva a partir de janeiro de 2024. Isso atinge cofres menores como o SVLFG particularmente difícil. Ao mesmo tempo, as companhias de seguros de saúde legais têm um déficit de 6,2 bilhões de euros para 2024, o que pode vacilar toda a estrutura financeira da Seguridade Social.

Perspectivas e possíveis reformas

A pressão sobre o governo federal aumenta para desenvolver reformas sustentáveis ​​para seguro de assistência a longo prazo. Os especialistas em saúde estão pedindo uma revisão fundamental da distribuição de fundos e um aumento na taxa de contribuição. Em 1º de janeiro de 2025, a contribuição para o seguro de assistência a longo prazo aumenta em 0,2 pontos percentuais, mas isso não poderia ser suficiente para resolver os próximos problemas. Em vez disso, os especialistas temem que aumentos adicionais sejam necessários.

Em vista da dramática situação financeira dos fundos de seguro de assistência a longo prazo, as pessoas seguradas também devem esperar mudanças na prestação de serviços. Os especialistas alertam que as seguradoras de saúde podem tentar adiar serviços ou adiar faturas em uma data posterior. Isso pode trazer as duas pessoas que precisam de cuidados e operadores domésticos em dificuldades existenciais. Enquanto não houver caixa registradora, o segurado não precisa se preocupar com a cobertura de seguro por enquanto. No entanto, no caso de uma insolvência da sua caixa registradora, você deve procurar ativamente uma alteração para não ser forçada.

Na discussão política, uma cúpula de saúde também é necessária para desenvolver soluções para os sérios problemas financeiros no setor de assistência. A incerteza e a pressão sobre o seguro de assistência a longo prazo provavelmente continuarão a aumentar se nenhuma reforma estrutural abrangente for implementada.

Details
Quellen