Malteser Ajuda em Roma: Serviço Médico durante o ano sagrado!

Ein Team der Malteser aus Bonn leistet Sanitätsdienst während des Heiligen Jahres 2025 in Rom, um Pilger zu unterstützen.
Uma equipe do Maltese de Bonn faz serviço médico em Roma durante o ano sagrado de 2025 para apoiar os peregrinos. (Symbolbild/ANAG)

Malteser Ajuda em Roma: Serviço Médico durante o ano sagrado!

Os malteses de Bonn e o Rhein-Kreis Neuss realizarão um importante serviço médico em Roma como parte do ano sagrado de 2025. Uma equipe de oito maltes se reuniu para garantir os primeiros socorros dos peregrinos nas quatro grandes basílicas papais. Essas igrejas incluem a Praça de São Pedro, a Igreja Laterna, São Paulo, em frente às paredes e Santa Maria Maggiore. Sua tarefa é proteger a saúde dos peregrinos e fornecer ajuda médica, se necessário.

Este ano sagrado começou com uma cerimônia que foi aberta pelo Papa Francisco em 24 de dezembro de 2024. Está sob o lema "Peregrinante em Spem / Pilgrim of Hope" e dura até 11 de janeiro de 2026. Durante esse período, os peregrinos de todo o mundo viajam para Roma para passar pelo portão sagrado em Basilica de São Pedro. O ano também é moldado por importantes aniversários, incluindo o 50º aniversário do Conselho do Segundo Vaticano e o 1.700º aniversário do Conselho de Nizea.

Serviço médico dos malteses

Um total de quase 500 voluntários da Alemanha estão ativos no serviço médico. Uma equipe de paramédicos alemães alterna a cada semana com outras equipes internacionais que vêm da Áustria e da Suíça. Cada uma das equipes alemãs é composta por um médico, uma enfermeira, uma enfermeira e duas outras equipes médicas. Deve -se enfatizar que a Ordem Internacional de Malta recebeu a ordem de garantir os primeiros socorros além da extensão normal.

A equipe de Bonn e Rhein-Kreis Neuss é chefiada por Bernd Liebscher, que trabalha como orador para serviços operacionais no Maltese na Diocese de Colônia. O serviço é realizado diariamente das 7h30 às 19h30, com os locais alternando entre as diferentes basilicas a cada dois dias. No fim de semana passado, a equipe estava na Igreja Lateran e na Papal Bazilica Santa Maria Maggiore.

Coordenação voluntária e operacional

A coordenação da operação ocorre pela sede da Maltesa em Colônia. Markus Bensmann, que atua como gerente de operações gerais, enfatiza a experiência espiritual e a comunidade dentro da equipe. Até agora, houve apenas algumas missões de primeiros socorros porque a maioria dos peregrinos está bem. A busca por voluntários suficientes para o serviço também não teve problemas.

Partes interessadas que também desejam se envolver, pois os voluntários têm a oportunidade de entrar em contato com os malteses no local ou informar diretamente o site.

O ano sagrado de 2025 não apenas oferece uma oportunidade de renovação espiritual, mas também estabelece conexões históricas com o passado e a comunidade global. Os malteses fazem parte de uma longa tradição que remonta às cruzadas e mostra através de seus esforços a importância da ação de solidariedade hoje.

Para obter mais informações sobre a peregrinação e as atividades do Malteser, as partes interessadas podem visitar o site da Diocese de Osnabrück:

Details
Quellen