Mülheimer TheaterTage celebra 50 anos: Jelinek e novas peças em foco!

Mülheimer TheaterTage celebra 50 anos: Jelinek e novas peças em foco!
O prêmio Mülheimer Dramatiker, uma renomada competição de teatro em países de língua alemã, comemora seu 50º aniversário este ano. Nesta edição especial, a peça "Asche" foi indicada pela literatura ganhadora do Nobel Elfriede Jelinek. A performance ocorre no Thalia Theatre em Hamburgo e explorará os tópicos de finitismo e transitoriedade, que foram inspirados pela morte do marido de Jelinek em 2022. Stephanie Steinberg, chefe dos dias do teatro de Mülheim, apresentou o programa na quarta -feira em Mülheim, um Deru Ruhr.
Um total de sete novas peças para adultos e cinco para crianças este ano são indicadas. Os vencedores são homenageados em sessões do júri público, com a competição de adultos e crianças dotada de 15.000 euros. O que há de novo é que os candidatos que não ganham o preço receberão um prêmio de 3.000 euros. Além disso, um prêmio de 5.000 euros é concedido.
peças indicadas
A competição ocorre entre 10 e 31 de maio. Ele é aberto com a cerimônia de premiação ao vencedor do ano passado, Sivan Ben Yishai, para sua peça "Nora ou como compostar a mansão". A primeira peça da competição atual, "Doping", de Nora Abdel-Maksoud, também é realizada durante os dias do teatro.
As outras peças nomeadas estão na competição para adultos:
- "Staubfrau" de Maria Milisavljević (Zurique Schauspielhaus)
- "A vida exemplar de Samuel W." Por Lukas Rietzschel (Gerhart-Hap-Hauptmann-Heater Görlitz-Zittau)
- "Sra. Yamamoto ainda está lá" de Dea Loher (Schauspiel Stuttgart)
- "Antigo edifício em um local central", de Raphaela Bardutzky (Schauspiel Leipzig)
- "Eles Okocha", de Bonn Park (Schauspiel Frankfurt)
- "Limpe. Uma peça decente do caos", de Tina Müller & Theatre Fallalpha, Zurique
- "PEMBO. Metade e metade faz duas vezes feliz" de Ayşe Bosse (Hessian State Theatre Wiesbaden)
- "T-Rex, você está triste? (É o seu T para lágrimas?)" Por Fayer Koch (teatro des Junge Welt Leipzig)
- "Semana - Semana", de Lara Schützsack (Grips Theatre Berlin)
- "Freddie e toda a catástrofe" de Ensemble Mummpitz (teatro Mummpitz Nuremberg)
Com a indicação para "Ashes", Elfriede Jelinek está agora representada em competição pela 23ª vez. Seu trabalho é muito autobiográfico e reflete temas centrais de vida e transitoriedade, que são particularmente relevantes no cenário de teatro de hoje. Jelinek já ganhou o prêmio quatro vezes, o que sublinha seu excelente papel no teatro que falava alemão.
Os dias do Mülheim Theatre, lançados em 1976, estabeleceram o objetivo de trazer novas peças para a estréia. Enquanto cerca de 50 estreias em alemão ocorreram em 1976, hoje é cerca de 250 por temporada, o que ilustra a vitalidade e o espírito de inovação do festival. A antecipação para as próximas apresentações é ótima e o evento promete se tornar um destaque no calendário cultural. detschlandfunk kultur
Details | |
---|---|
Quellen |