Contra contra o racismo: grande exposição em Bonn em 21 de março!

Contra contra o racismo: grande exposição em Bonn em 21 de março!
Em 21 de março de 2025, o Dia Internacional contra o racismo, há um evento importante no centro da cidade de Bonn. Entre as 11h e as 15h A exposição de caminhada com o título "As vítimas da NSU e o processamento dos crimes" serão abertas. Esta exposição tem como objetivo abordar os assassinatos da NSU e seus efeitos sociais. Como relata a cidade de Bonn, o Escritório de Integração e Diversidade fornecerá informações no local e discutirá com os visitantes: Conduzir por dentro.A exposição foi projetada por Birgit Mair em nome do Instituto de Pesquisa em Ciências Sociais, Educação e Consultoria (ISFBB). Ele não apenas aborda os crimes do subterrâneo socialista nacional (NSU) entre 1999 e 2011, mas também ilumina as biografias das vítimas e o processamento das ações, bem como a subsequente violência correta após a auto -depreciação da NSU. Após sua apresentação em Bonn, a exposição será repassada à escola abrangente de Bertolt Brecht, onde será ativamente integrada às lições por três semanas. Isso deve aumentar a conscientização sobre o racismo e o extremismo.
Um sinal contra o racismo e o extremismo
A iniciativa de organizar tal exposição ocorre em um momento em que o racismo ainda é um problema urgente na Alemanha. Um estudo que foi apresentado recentemente como parte do "monitor nacional de discriminação e racismo" mostra que 90 % do racismo pesquisado reconhece na Alemanha. Ao mesmo tempo, 22 % da população teve experiência com racismo. Esses números ilustram a necessidade de aumentar a conscientização sobre estruturas discriminatórias e violência racista.
O compromisso com o racismo é particularmente alto entre pessoas mais jovens e com educação superior. 70 % da população está pronta para se envolver ativamente contra o racismo. Muitos participam de demonstrações ou apoio financeiramente as iniciativas correspondentes. Isso mostra uma disposição crescente de lutar contra a discriminação, um desenvolvimento que também é apoiado por medidas políticas. O ministro federal de assuntos da família Lisa Paus enfatiza a importância do compromisso voluntário e anunciou que seria fortalecido financeiramente a luta contra o racismo.
O processamento da NSU na Saxônia
Paralelo à exposição em Bonn está sendo usado para lidar com o complexo NSU na Saxônia. Em maio de 2023, foi apresentado um estudo de viabilidade para um centro de documentação sobre esse tópico, criado em cooperação com os clubes Raa Sachsen E.V. e Asa-FFF E.V. O objetivo do Centro é documentar a continuidade do terrorista e violência correta na Alemanha. Esta iniciativa é apoiada pelo Movimento da Sociedade Civil, que existe na Saxônia desde 2012
O estudo de viabilidade propõe um centro de documentação politicamente independente que deve envolver aqueles afetados nos processos de tomada de decisão. Além disso, recomenda -se uma abordagem multi -especialista para tornar visíveis muitas histórias e perspectivas diferentes. O estudo enfatiza a necessidade de segurança financeira a longo prazo e uma estrutura de transportadora adequada para promover o processamento. Os desafios do complexo da NSU e da violência extremista de direita associados não são apenas um perigo para os afetados, mas também para a própria democracia.
Em vista dos dados estatísticos sobre a violência de direita na Alemanha e questões específicas que o complexo da NSU na Saxônia levanta, a urgência de lidar com esses tópicos se torna ainda mais clara. Um esforço conjunto para se opor ao racismo e extrema violência percorre as várias iniciativas e eventos, bem como a exposição de caminhada em Bonn.Esse desenvolvimento é um sinal claro de que a luta contra o racismo e os direitos de todos os afetados não são apenas necessários, mas também apoiados ativamente. A exposição de caminhada e os centros de documentação planejados estão na direção certa para processar o passado e sensibilizar a sociedade aos desafios atuais e futuros.
Details | |
---|---|
Quellen |