FUTURO DO TREINAMENTO: Os estudantes de Hennef descobrem chamadas industriais!

FUTURO DO TREINAMENTO: Os estudantes de Hennef descobrem chamadas industriais!
A fábrica de máquinas Steimel em Hennef é atualmente um local bem visitado para os alunos. Com o projeto "Jump-in", os jovens têm a oportunidade de conhecer diferentes campos profissionais e se tornarem ativos. kste.de, os participantes podem ser os participantes. O Elias, de 14 anos, mostra o interesse em uma carreira como engenheiro da Mecatrônica. O Xavier, de 15 anos, também quer trabalhar com uma máquina mais tarde. Essa iniciativa faz parte dos esforços para combater a falta de iminente de trabalhadores qualificados no distrito de Rhein-Sieg.
notável é o papel ativo de que um total de 18 empresas da região desempenham. Você está procurando em potenciais estagiários em troca direta com os jovens. O administrador do distrito Sebastian Schuster ressalta que o número de estagiários diminuiu cerca de 12% entre 2019 e 2023. No setor industrial, o declínio é de cerca de 22%. Ainda mais importante é o compromisso das empresas que, apesar dos desafios econômicos
fotos da escassez de trabalhadores qualificados
A necessidade de encontrar candidatos adequados é um desafio central para a fábrica de máquinas, como relata o diretor -gerente Justus Volhard. Ao mesmo tempo, ele está preocupado com o fato de mais e mais jovens cancelarem seu treinamento prematuramente, um problema que revelou aumentado pela pandemia de Corona. Steimel treina em várias profissões, incluindo mecânica industrial e de corte, eletricistas operacionais e funcionários industriais. Mas a escassez de trabalhadores qualificados também pode ser sentida em nível nacional.
De acordo com uma análise atual do mercado de treinamento para 2024, o Instituto Federal de Treinamento Profissional mostra que o número de contratos de treinamento duplo recém -concluído caíram para 486.700. Isso significa um declínio em 2.500 aprendizes em comparação com o ano anterior e de 77.595 treinamento desde 2009. IS, mas a oferta diminui.
Pressão econômica e abordagens estratégicas
A economia alemã enfrenta o desemprego iminente e a queda de pessoal de pessoal. Muitas empresas estão lutando contra a escassez contínua de trabalhadores qualificados e têm dificuldade em encontrar funcionários adequados. Isso é descrito como um problema de incompatibilidade no qual as qualificações que eles estão procurando não correspondem ao disponível. Uma análise do DIHK mostra que 43% das empresas podem apenas preencher parcialmente as vagas. A localização em setores -chave, como engenharia mecânica e indústria da construção, é particularmente difícil, onde até 61% das empresas têm informações para ter dificuldades na ocupação do trabalho. [dihk.de] De acordo com a pesquisa DIHK, as empresas querem melhorias maciças na proteção de trabalhadores qualificados. As medidas incluem a redução da burocracia e a promoção do treinamento vocacional. Um dos desafios óbvios é a aceitação nacional das posições de treinamento e o alto número de jovens que não têm aprendizado. 31.000 jovens não encontraram lugar em 2024, o que aumentou a pressão nas empresas de treinamento.
A expansão dos cuidados infantis e a melhor compatibilidade da família e do trabalho também são considerados necessários para trazer mais estagiários em potencial para seu trabalho. A iniciativa "salto" em Hennef pode ser um passo na direção certa, mas os desafios da escassez de trabalhadores qualificados permanecem e exigem uma abordagem conjunta da economia, instituições educacionais e política.
Details | |
---|---|
Quellen |