Disputa sobre a expansão da energia eólica: a inundação da aplicação causa emoção!

Disputa sobre a expansão da energia eólica: a inundação da aplicação causa emoção!
No distrito de Borken, as autoridades estão atualmente confrontadas com uma verdadeira inundação de aplicação para a construção de turbinas eólicas. Bärbel Jüditz, responsável pelo departamento, departamento de proteção e proteção de imissões, relata que sua autoridade possui pedidos e pagamentos antecipados para a construção de 84 turbinas eólicas. Além disso, existem aplicações para cerca de 300 sistemas adicionais em outros círculos e municípios. Esse desenvolvimento é considerado um passo significativo para a expansão da energia eólica na região, onde as condições da estrutura legal também desempenham um papel importante.
Em setembro, o Tribunal Administrativo Superior de Münster (OVG) descobriu que os regulamentos da lei federal permitem uma propagação não controlada de turbinas eólicas em determinadas áreas. Essa área cinzenta legal levou a conflitos entre apoiadores e oponentes da energia eólica. Não é possível um "sentado" das aplicações, o que aumenta a pressão sobre os fabricantes de decisão.Mudanças planejadas na lei
Para combater essa tendência, os partidos políticos SPD, os verdes e a CDU iniciaram uma mudança na lei, que deve ser decidida no Bundestag até o final desta semana. Uma lei conjunta será criada na segunda -feira à tarde antes que a votação de sexta -feira seja agendada. Isso pode ter consequências de alcance de longe, uma vez que uma parte significativa dos pedidos já enviados pode ser declarada inválida pela nova legislação.
A pressão sobre a rápida aprovação de projetos de energia eólica não é apenas politicamente motivada. Vários julgamentos dos pratos superiores contribuíram para acelerar os procedimentos de aprovação nos últimos anos. Michael Rolshoven, advogado especializado em direito administrativo, enfatiza em uma entrevista que a coalizão do semáforo resolveu muitos problemas na expansão das turbinas eólicas desde 2016. Agora existem mais licenças com base em novos regulamentos importantes.
Influência dos novos regulamentos
As principais mudanças incluem o requisito legal de que dois por cento das áreas de estado para turbinas eólicas sejam identificadas, bem como a padronização na lei de proteção de espécies, o que garante que nenhuma planta falhe com base em problemas de proteção de espécies. Além disso, os testes ambientais ou de proteção de espécies não são mais necessários nas áreas de energia eólica.
Mas não há apenas progresso político. O OVG Greifswald suspendeu, por exemplo, o desligamento subsequente de um parque existente devido a estoques de águia de pesca, que fortalece a estrutura legal dos sistemas existentes. O OVG Koblenz também deixou claro que as turbinas eólicas podem ser permitidas nas áreas de proteção de aves. Esses "julgamentos especiais" ajudam a reduzir os obstáculos e aumentar a aceitação da expansão das turbinas eólicas, que têm efeitos positivos nos consultoria jurídica, como observa Rolshoven.
As incertezas no processo de aprovação e os conflitos existentes entre diferentes grupos de interesse permanecem desafios que precisam ser dominados em um futuro próximo. Fica claro que a aceitação de projetos de energia eólica depende da formação de vontade política e da estrutura legal que deve ser continuamente adaptada para avançar na expansão de energias renováveis.
Para mais detalhes sobre os novos regulamentos e seus efeitos na expansão da energia eólica na Alemanha, visite a extensa análise de Wind industry in Germany. .
Como o relatório de wdr e a análise de energias renováveis Mostre o tópico do poder eólico um tópico central e atual na discussão política.
Details | |
---|---|
Quellen |