Passado sombrio de Dortmund: memórias de resistência e perseguição
Passado sombrio de Dortmund: memórias de resistência e perseguição
Em 12 de abril de 2025, os eventos em torno da libertação da cidade serão rastreados em Dortmund pelo domínio nazista no histórico Ticker ao vivo. Este Ticker ao vivo, que lida com os eventos em abril de 1945, é atualizado com relatórios históricos, sinais de testemunhas contemporâneas, diários, filmes e fotos. Dortmund começou a assumir em 6 de abril de 1945 e se arrastou por mais de uma semana. Durante esse período, houve fases mais longas sem atualizações, já que os Aliados precisavam de tempo, especialmente nos primeiros dias da ofensiva, para conquistar a cidade. Existem incertezas sobre os momentos exatos dos eventos individuais que tornam uma cronologia precisa mais difícil.Die History of Dortmund Durante esse período, é caracterizado por eventos sérios e trágicos. Em 7 de março de 1933, a bandeira da suástica foi levantada na prefeitura de Dortmund, que marca o início de uma era sombria na cidade. Nos anos seguintes, Dortmund deu uma olhada crítica em seu passado. Isso inclui o memorial na marca amarga e a exposição "Resistência e perseguição em Dortmund de 1933 a 1945". Muitas estradas foram renomeadas; Por exemplo, o Rathenau-Allee, do Adolf Hitler-Allee, foi vítima, e Stresemanstrasse foi renomeado Göringstrasse.
repressão e perseguição em Dortmund
O domínio socialista nacional trouxe sérias mudanças para Dortmund. Todos os jornais democráticos e socialistas foram proibidos; O "Dortmund General-Anzeiger" foi confiscado. Os vereadores do KPD e do SPD sofreram perseguição, foram abusados ou levados sob "custódia protetora". Quando Adolf Hitler foi nomeado cidadão honorário de Dortmund em 20 de abril de 1933, essa honra foi revogada após a guerra.
A resistência ao regime nazista significava que Dortmund era impopular na liderança socialista nacional. Mais de 30.000 oponentes políticos foram detidos na prisão de Gestapogen "Steinwache". A população judaica foi sistematicamente excluída; Cerca de 2.000 dos 4.500 judeus de Dortmund foram vítimas dos campos de concentração. A primeira deportação de mais de 1.000 judeus para Riga ocorreu em 27 de janeiro de 1942; A última deportação ocorreu em 13 de fevereiro de 1945 para Theresienstadt. Parentes de minorias como Sinti e Roma também foram perseguidos e deportados, o que levou a um declínio cultural e econômico na cidade.
Guerra e destruição
Dortmund foi severamente afetado pelo bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial. Um total de seis ataques ocorreram em 12 de março de 1945, que custam cerca de 6.000 civis e trabalhadores forçados. O centro da cidade foi destruído em 95 %, o que trouxe a infraestrutura urbana para o colapso. Quando os americanos chegaram à cidade em 13 de abril de 1945, encontraram um caos devastado de escombros.
O governo militar britânico e partes da administração da cidade começaram a pensar em uma reformulação da cidade fora do núcleo histórico. Este foi o primeiro passo para o futuro após a escuridão da era nazista ter sido jogada sobre Dortmund. A memória desse tempo é mantida acordada por várias iniciativas na cidade para não repetir os erros do passado e desenhar as lições dela.
Details | |
---|---|
Quellen |
Kommentare (0)