Witkoff e Putin: Negociações sobre paz na Ucrânia em andamento!

US-Sondergesandter Steve Witkoff trifft Putin in Moskau, um über eine Friedensregelung im Ukraine-Konflikt zu diskutieren.
O especialista nos EUA, Steve Witkoff, encontra Putin em Moscou para discutir a regulamentação da paz no conflito da Ucrânia. (Symbolbild/ANAG)

Witkoff e Putin: Negociações sobre paz na Ucrânia em andamento!

Em 25 de abril de 2025, o especialista nos EUA Steve Witkoff se reuniu em Moscou com o presidente russo Vladimir Putin. Esta reunião ocorreu apenas duas semanas após a última conversa entre os dois, que durou muito tempo em 11 de abril em São Petersburgo. O porta -voz do Kremlin, Dmitri Peskow, confirmou a visita, enquanto a televisão estatal realizou a saudação entre Witkoff e Putin. A máquina de Witkoff pousou em Wnukowo em Moscou pela manhã.

Após sua chegada, Witkoff também entrou em contato com Kirill Dmitrijew, o representante de Putin para a cooperação econômica e o consultor de política externa de Putin, Juri Uschakow. As negociações se concentraram em um possível acordo de paz em conexão com a guerra de ataques russos em andamento contra a Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lawrow, deixou claro que ainda exige o ajuste fino para um acordo da Ucrânia.

Expectativas da reunião

Os EUA e a Rússia haviam anunciado a visita de Witkoff com antecedência sem nomear uma data. Witkoff conversou com Putin pessoalmente várias vezes no passado e foi positivo sobre o presidente russo após essas reuniões. "Vladimir Putin é um grande líder", disse Witkoff, que descreveu o chefe do Kremlin como alguém que quer terminar a guerra na Ucrânia. Ele evitou Putin como um "vilão".

Em suas explicações, ele também apontou que Putin orou por ele após a tentativa de assassinato a Donald Trump no verão passado. Em uma de suas reuniões anteriores, Putin Witkoff apresentou um retrato de Trump criado por um renomado artista russo.

Mudanças estratégicas nos EUA

Sob a presidência de Donald Trump, os Estados Unidos mudaram seu curso em comparação com a Ucrânia. Portanto, eles não apoiam mais Kiev na luta defensiva contra a invasão russa a longo prazo. Em vez disso, Washington pressiona Kiev a alcançar uma paz rápida, o que também pode incluir a tarefa do território. Trump e Putin já telefonaram, e ambos os lados mostram uma certa disposição para uma reunião pessoal.

Witkoff enfatiza a necessidade de satisfazer a Rússia e a Ucrânia nas negociações sobre uma conclusão de paz. O objetivo era um cessar-fogo de 30 dias para discutir um cessar-fogo permanente. Witkoff disse otimista e notou que esse objetivo "não estava longe".

A situação permanece tensa, enquanto o mundo aguarda possíveis desenvolvimentos na Rússia dos EUA fala sobre a crise da Ucrânia.

Details
Quellen