Reunificação emocional: reféns das garras do Hamas!

Am 19.01.2025 wurden drei israelische Geiseln von der Hamas freigelassen und mit ihren Familien im Schiba-Krankenhaus vereint.
Em 19 de janeiro de 2025, três reféns israelenses foram divulgados pelo Hamas e unidos a suas famílias no hospital Schiba. (Symbolbild/ANAG)

Reunificação emocional: reféns das garras do Hamas!

Em 19 de janeiro de 2025, três reféns israelenses experimentaram uma reunião emocional com suas famílias. Romi Gonen (24), Emily Damari (28) e Doron Steinbrecher (31) se uniram após a retirada da violência do Hamas no hospital Schiba, perto de Tel Aviv. Um vídeo documenta as cenas comoventes que foram caracterizadas por lágrimas de alegria e soluços. Essas mulheres foram realizadas em Gaza em 7 de outubro de 2023 desde o seqüestro durante o massacre do Hamas e foram entregues a representantes da Cruz Vermelha pelos combatentes armados do Hamas.

Os reféns foram substituídos como parte de um acordo de cessar-fogo de seis semanas entre Israel e Hamas. O gerente do hospital, Jael Frenkel Nir, disse que a saúde dos reféns lhes permitia se concentrar na reunificação com seus parentes, enquanto os exames médicos poderiam inicialmente esperar. Um médico tratador descreveu o evento como emocional e medicamente complexo.

cessar -fogo e isenção de reféns

O cessar -fogo entrou em vigor com um atraso de quase três horas. O início foi planejado originalmente para as 7:30 da manhã, mas uma transmissão tardia da lista de reféns de reféns através do Hamas levou a esse atraso. Os militares israelenses continuaram seus ataques a Gaza até que a lista exigida fosse entregue. O acordo estipula que, em troca de 33 reféns em torno de 1.900 prisioneiros palestinos, devem ser libertados. Segundo o Hamas, os israelenses com dupla cidadania também são afetados por este contrato.

Na primeira fase, reféns femininas, menores e homens com mais de 50 anos devem ser liberados. No total, 251 reféns foram seqüestrados pelas forças do Hamas na faixa de Gaza em 7 de outubro de 2023. Segundo relatos, 94 desses reféns ainda estão sob custódia, enquanto 34 já estão mortos. O lançamento esperado dos três primeiros reféns foi programado para as 15:00. CET.

Antecedentes das negociações

As negociações sobre cessar -fogo e troca de reféns foram acompanhadas pelo Egito, Catar e EUA por meses. Este contrato tem sido o primeiro do gênero em mais de um ano. Segundo relatos, há um "número baixo de dois dígitos de pessoas" com uma referência à Alemanha. Para manter a paz, o refém dos reféns deve ser liberado em condições estreitas, pelas quais Israel aliviará 50 prisioneiros palestinos por todos os geisel civis e 50 para cada soldado israelense.

As notícias do acordo desencadearam aplausos em Israel e na faixa de Gaza. Enquanto milhares comemoravam nas ruas da Strip Gaza, parentes dos reféns se abraçaram em Israel, facilitados por um desenvolvimento inesperado. Esses cessar -fogo e os acordos associados poderiam favorecer a ajuda humanitária e o retorno dos reféns na faixa de Gaza.

O curso e as consequências desses acordos permanecem questionáveis, especialmente porque o futuro político da faixa de Gaza ainda não está claro. Israel explicou que o Hamas quer esmagá -lo enquanto as negociações em uma segunda fase do acordo no 16º dia após o cessar -fogo entraram em vigor. A terceira fase fornecerá o retorno dos restos dos cidadãos israelenses caídos e o início da reconstrução na faixa de Gaza, pela qual esse processo deve ser monitorado pelo Egito, Catar e pela ONU.

O caminho para uma paz permanente permanece pedregoso e cheio de desafios.

Details
Quellen