Escola sem racismo: defina um forte sinal de tolerância!

Escola sem racismo: defina um forte sinal de tolerância!
O centro pedagógico de Wegberg foi bem preenchido em 22 de janeiro de 2025, quando o aluno da Maximilian-Kolbe-Gymnasium recebeu a prestigiada escola do selo "sem escola racismo com coragem". Este prêmio faz parte de uma rede nacional que já inclui mais de 4.600 escolas e está ativamente envolvida em discriminação e exclusão. Entre os presentes estava a madrinha do evento, Lena Kesting, uma ex -aluna e moderadora de esportes ZDF que enfatizou a importância do respeito na sociedade. O prefeito Christian Pape e Sonja Cremer, coordenador regional do distrito de Heinsberg, também mostraram presença e apoio no evento.
Em seu discurso, a diretora major Kuchenbecker enfatizou a importância do selo: "São uma promessa contra discriminação, exclusão e intolerância, bem como para a diversidade e tolerância". Os valores associados ao selo incluem respeito, caráter, abertura, coragem, comprometimento e comunidade. Lena Kesting sentiu -se honrada em patrocinar e pediu aos presentes que fizessem campanha por esses valores. O prefeito Pape enfatizou a responsabilidade social: "A crescente brutalização da sociedade torna necessário agir e estabelecer um sinal de respeito e entre si".
Compromisso dos alunos
Os alunos da coragem-ag, lançada pelo professor Sebastian Aretz, também ilustraram como as ações e novos projetos são importantes para a comunidade. Em uma nota positiva, Tobias Pastwa, um aluno musicalmente talentoso, apresentou a nova música da escola, que celebra os tópicos da comunidade e da diversidade. Esse compromisso faz parte de um esforço maior de sensibilizar os alunos aos desafios do futuro e dar a eles um fórum para suas vozes.
A rede "Escola sem racismo - escola com coragem" tem o objetivo de usar ativamente os alunos contra a discriminação, fornecendo vários projetos e materiais. A nova loja de coragem oferece, por exemplo, materiais de ensino e pôsteres temáticos. Além disso, as escolas têm a oportunidade de convidar representantes do partido a lidar com questões sociais atuais, especialmente no que diz respeito às próximas eleições de Bundestag em 23 de fevereiro.
Competições e iniciativas contra a discriminação
Paralelamente às atividades da rede, a competição nacional "Fair@School", organizada pelo Federal Anti-Discriminação Center e pelo Cornelsen-Verlag, apresentou um número recorde de 280 projetos escolares para a avaliação. Esta competição visa apreciar modelos escolares de justiça, respeito e tratamento igual. O sorteio dos preços principais de 3.000 euros foi realizado recentemente em Berlim e homenageou projetos que lidam com tópicos como perguntas queer, racismo e inclusão. O oficial anti-discriminação Ferda Ataman e a presidente da KMK Christine Streichert-Clivot prestaram homenagem aos esforços dos participantes e apelaram por mais apoio e conscientização sobre esses tópicos importantes na cultura escolar.Details | |
---|---|
Quellen |