Carreira da Barbie: do designer de moda à astronautina no castelo de Strünkede!

Carreira da Barbie: do designer de moda à astronautina no castelo de Strünkede!
No castelo de Strünkede, em Herne, abre a fascinante exposição de caminhada no domingo, 9 de março de 2025, às 15h. Intitulado "Busy Girl - Barbie faz uma carreira". A exposição abordará o desenvolvimento da Barbie da década de 1950 até os dias atuais e fará parte de um exame mais extenso do ambiente profissional e de vida das mulheres desde a década de 1960. A admissão no debate de abertura é gratuita e não são necessários registros.
Os curadores Bettina Dorfmann e Karin Schrey projetaram esta exposição, que observou como Barbie agiu ao longo dos anos como modelo e testemunha do desenvolvimento profissional das mulheres. O conceito desta exposição se reflete em Barbies, que varia de designer de moda a astronautina. Além de uma variedade de Barbies, a exposição também apresentará vários itens de roupas, salas de estar e de trabalho, além de numerosos acessórios que ilustram a mudança no entendimento dos papéis.
A evolução da boneca de jogo
Barbie foi lançado em 1959 por Ruth Handler, co -fundadora da Mattel. O objetivo era oferecer às meninas uma imagem real da vida profissional. Em vez de reduzi -la ao papel da mãe, essa boneca possibilitou explorar diferentes profissões e, assim, desenvolver suas próprias idéias de carreira. Desde sua introdução, Barbie praticou mais de 200 profissões, incluindo astronautina e CEO, um fato que mostra a diversidade em sua seleção de carreira.
Ruth Handler desenvolveu Barbie, inspirada no estilo de brincadeira de sua filha Barbara, que tratou bonecas de tags como adultos que trabalham. Mesmo que a Barbie seja frequentemente reduzida e controversa à sua aparência externa hoje, ela ganhou importância, especialmente no que diz respeito à diversidade e ao corpo positivo. Esses desenvolvimentos são claramente evidentes na exposição atual, que pode ser vista no Castelo de Strünkede de 7 de novembro a 18 de maio
Mudanças sociais no foco
A abertura da exposição em 9 de março de 2025 ocorre em um contexto especial. Ela não apenas reflete a carreira evolutiva de Barbies, mas também a mudança social que ela pode ver. A época em que Barbie era designer de moda mudou para uma época em que ela finalmente viaja como astronauta no espaço. Isso ilustra os perfis de trabalho em mudança e a mudança de entendimento dos papéis em nossa sociedade.
A curadora Bettina Dorfmann, que tem a maior coleção de bonecas Barbie do mundo com 18.500 cópias, e seu colega projetou a exposição para que ela desperte nostalgia e estimule o pensamento. Numa época em que a identidade pessoal e os ideais de beleza social estão em foco, a exposição será um lugar importante para refletir sobre modelos e estimular discussões.
Além disso, a atual adaptação cinematográfica de Barbie, dirigida por Greta Gerwig, conhecida por sua perspectiva feminista, continuará a alimentar a discussão sobre a influência da Barbie na auto -imagem das meninas. Está planejado que o filme enfrente os desafios baseados neste ícone de brinquedo com tons humorísticos, mas também mais escuros. Gerwig quer representar a Barbie não apenas como uma marca, mas como uma figura de camada múltipla, que faz justiça ao Zeitgeist.A exposição e o filme ajudarão a olhar para o complexo relacionamento entre garotas com Barbie e seus planos de vida.
Details | |
---|---|
Quellen |