Krefeld na febre de perfuração: o projeto geotérmico se torna um marco!

Forschungsbohrung in Krefeld startet, um Kohlenkalk für Geothermieprojekte bis 2045 zu erkunden. Acht Wochen Lärmschutz garantiert.
A perfuração de pesquisas em Krefeld começa a explorar o calcário de carvão para projetos atômicos geotérmicos até 2045. Oito semanas de proteção de ruído garantidas. (Symbolbild/ANAG)

Krefeld na febre de perfuração: o projeto geotérmico se torna um marco!

Em Krefeld, a maior pesquisa de pesquisa para uso geotérmico na North Reno-Westphalia, que foi iniciado pelo Serviço Geológico NRW (GD NRW). Essa medida significativa ocorre no distrito de Kempener Feld e pretende explorar as camadas de calcário subterrâneo. A nova torre de perfuração, que é considerada o símbolo do projeto geotérmico, mede 17 metros de altura e pesa 28 toneladas. Um guindaste levanta exercícios grandes e mescláveis ​​para a construção da torre.

O trabalho de perfuração corre dia e noite para alcançar rapidamente os objetivos desejados. Para proteger os moradores dos ruídos, as barreiras de ruído foram instaladas com uma altura de até dez metros. Este trabalho é uma etapa crucial como parte do programa estadual "Plano Diretor Geothermie NRW", que até 2045 pretende cobrir cerca de 20 % do requisito de calor do país pela energia geotérmica.

Objetivos do buraco

O buraco visa atingir a camada de rochas do calcário de carvão, criado 363 a 340 milhões de anos atrás. Essa camada é de particular interesse, porque pode ser potencialmente -e, portanto, é adequada para uso por sistemas geotérmicos. O buraco é esperado a uma profundidade de 400 a 700 metros, em que o sistema de perfuração pode perfurar até 1.000 metros de profundidade. No passado, outros orifícios já eram realizados em Krefeld, como o furo GLA 1/2 em 1987, que atingiu o limão de carvão a uma profundidade de cerca de 280 metros.

Medições sísmicas no outono de 2022 mostraram que o calcário de carvão mergulhou no nordeste. Portanto, é esperado um representante desta rocha para a região no furo atual, com uma espessura de mais de 300 metros. Os resultados deste buraco não são apenas para Krefeld, mas também podem ser transferidos para as áreas circundantes, o que reforça a importância dessas pesquisas.

O potencial da energia geotérmica

A energia geotérmica refere -se à energia térmica armazenada abaixo da superfície da Terra e se tornou mais importante nos últimos anos. Na Europa Central, a temperatura geralmente aumenta em cerca de três graus por 100 metros de profundidade. A uma profundidade de 1.000 metros, a água pode atingir temperaturas de cerca de 40 graus Celsius. Essa energia geotérmica é considerada inesgotável e pode ser usada para as redes de aquecimento do distrito municipal e as casas de aquecimento.

Atualmente no norte da Reno-Pestfália é usada principalmente na energia geotérmica próxima à superfície, enquanto os planos de energia geotérmica profunda são particularmente avançados em Münster. A diretora ambiental de Krefeld, Sabine Lauxen, enfatizou que a energia geotérmica pode ser uma fonte importante de energia para a neutralidade climática da cidade.

A atual perfuração de pesquisa em Krefeld é a mais profunda que o serviço geológico do norte da Reno -ocidental até agora realizou. O trabalho deve durar um período de oito a doze semanas. Depois disso, os núcleos de perfuração obtidos são cuidadosamente examinados para obter dados significativos sobre as condições geológicas. Depois de concluir o trabalho de perfuração, o poço é preenchido novamente. As informações deste furo são cruciais para o uso futuro da energia geotérmica na região. Além disso, os passeios para partes interessadas são oferecidas no local da perfuração para aproximar o projeto dos cidadãos.

Para obter mais informações sobre o projeto, você pode wdr , geowärme nrw e welt Visite

Details
Quellen