Viajar no tempo para a vida juvenil da RDA: A exposição revela segredos!

Viajar no tempo para a vida juvenil da RDA: A exposição revela segredos!

Em 14 de fevereiro de 2025, a exposição 'Objetivo da Educação: Personalidade Socialista' será aberta no Neandertal Vocational College. Este evento pretende aproximar os jovens da época da RDA e ilustrar sua realidade complexa. As lições ocorrem em lugares históricos e são complementados por conversas com testemunhas contemporâneas. É discutido o papel particularmente formativo da educação na RDA, que teve como objetivo integrar crianças e adolescentes em um sistema coletivista em um estágio inicial. Como diariamente , a educação para a personalidade socialista incluía rituais, uniformes e exercícios, enquanto as recompensas na forma de compensações, ores ou até posições aumentadas.

A pressão sobre crianças que não se encaixavam no sistema foi imensa. Ele foi exercido pela escola, pelo círculo de amigos e atividades de lazer. Em muitos casos, os colegas de classe foram incentivados a espionar seus colegas de classe enquanto os pais foram confrontados se seus filhos não atendessem às normas. Em muitos casos, esse ambiente educacional levou a um sentimento de exclusão o que um aluno abordou individualmente durante uma lição durante a exposição.

Os desafios da juventude da GDR

A exposição também lida com outros elementos da vida na RDA, como juventude, escola, lazer, sistema econômico e segurança do estado. Para fornecer uma visão autêntica, são exibidos arquivos, objetos cotidianos e fotografias pessoais. Entrevistas de testemunhas contemporâneas aprofundam as impressões e permitem que os visitantes viajem por diferentes estágios da vida.

Uma digressão notável sobre a cultura socialista é explicada pelas explicações da zeitzeugenbüros . Isso mostra que, ao longo dos anos, a lacuna entre a propaganda socialista e a realidade da vida dos jovens cresceu. Muitos procuraram ativamente a liberdade e expressaram seu descontentamento com o paternalismo do estado por meio de formas alternativas de expressão, como a música de batida que se tornou um importante fenômeno cultural.

Esse estilo de música, que originalmente veio da Inglaterra e dos EUA, também foi bem recebido na RDA, apesar das enormes contramedidas pelo Ministério da Segurança do Estado (MFS), que reagiu com proibições de bandas e referências escolares. Mais de 250 fãs da batida foram presos em 1965, o que levou a uma retirada do espaço público. Os jovens se juntaram a grupos conspiratórios para continuar a viver suas preferências musicais.

Resistência e desenvolvimentos culturais

A gama de formas de expressão na RDA não se limitou à música. Centro Federal de Educação Política Documentos que os jovens também mostraram reações a especificações do estado em outras aspectos culturais. O rock'n'roll rapidamente se tornou popular, mas também representou um grande desafio para a política de cultura da RDA. Apesar de toda a resistência ideológica, os jovens conseguiram se identificar com as culturas jovens globais.

No que diz respeito à influência política do Sed na juventude, deve -se enfatizar que a geração de edifícios, que nasceu entre 1930 e 1947, poderia ser mais obtida para o sistema do que as gerações posteriores. Enquanto a cultura oficial do estado fracassou em muitas áreas, o descontentamento cresceu através da "cultura da juventude", que foi particularmente encontrada na década de 1950.

Os anos de tentativas de controlar os jovens, monitorando e decomposição, mostram as incertezas que o regime teve em relação à sua própria relevância. Apesar das inúmeras abordagens em decomposição, o SED não conseguiu recuperar a influência dos jovens. Um número crescente de jovens se voltou para a resistência, enquanto outros grupos de cenas alternativos se formaram, que rejeitavam os requisitos do estado e sua implementação na sociedade.

A exposição, que foi organizada pela escola secundária no Neandertal Vocational College, oferece uma visão profunda dos desafios da juventude na RDA e também estará acessível ao ensino médio em Mettmann. Uma jornada planejada da exposição após a apresentação pode aprofundar ainda mais a discussão resultante e, assim, abrir novas perspectivas sobre um tópico muitas vezes complexo.

Details
Quellen

Kommentare (0)