Robot Charlie: Como a tecnologia revoluciona a vida em casas de repouso!

Das Forschungsprojekt ROBUST untersucht den Einsatz humanoider Roboter in Pflegeeinrichtungen zur Gesundheitsförderung und Aktivierung von Bewohnern.
O projeto de pesquisa robusto examina o uso de robôs humanóides em instalações de atendimento para promoção da saúde e ativação dos residentes. (Symbolbild/ANAG)

Robot Charlie: Como a tecnologia revoluciona a vida em casas de repouso!

Como parte do projeto de pesquisa robusto, é examinado o uso inovador de robôs humanóides em instalações de cuidados. O objetivo do projeto, promovido por um consórcio sob a direção da associação das seguradoras de saúde de reposição ( vdek ), é o desenvolvimento de robóticos medidas de suporte para a promoção e a promoção da saúde nos cuidados com os cuidados com os robóticos. Robusto significa "apoio baseado na robótica à prevenção e promoção da saúde em instalações de assistência hospitalar" e envolve parceiros como a Universidade de Ciências Aplicadas de Kiel, a Sociedade de Cooperação Digitalizada e Sustentável (DNZ), bem como várias instalações de assistência da Diakonie e da companhia não-lucrativa das mulheres franciscanas a Ope.

O projeto começou com o desenvolvimento de cenários operacionais para o robô humanóide "Charlie", que foi integrado às instalações de atendimento três vezes por semana. Primeiro de tudo, os supervisores tiveram que superar o medo de contato, mas conseguiram rapidamente. Os moradores reagiram extremamente positivamente às interações com Charlie, que os motivou a exercer exercícios e fizeram perguntas ao questionário. Essa promoção direcionada de atividades mentais e físicas é mostrada em um exame de longo prazo ao longo de três anos, que inclui entrevistas, discussões e observações em grupo.

O potencial dos robôs Humanid em Cuidado

Um exame quantitativo atual no contexto de robusto demonstrou os efeitos promotores de saúde do uso de robôs. Muitos moradores relataram uma sensação reduzida de solidão, aumento do movimento e a diversão das interações com o robô. "Charlie" agora se tornou parte integrante do planejamento semanal no Travetal Care Center. O centro também planeja usar o robô em quatro outras instalações de atendimento em Lübeck.

Outro aspecto central do projeto é o uso da pimenta do robô humanóide como um sistema sociotécnico, que também é testado em várias intervenções e aplicações. Essas novas aplicações são desenvolvidas e avaliadas em diálogo com os atores envolvidos para garantir que estejam disponíveis para os grupos -alvo de forma sustentável. O principal grupo -alvo não inclui apenas pessoas que precisam de atendimento, mas também seus parentes, funcionários de enfermagem e especialistas terapêuticos externos.

Colaboração interdisciplinar e perspectivas futuras

Os resultados anteriores mostram que as intervenções desenvolvidas para a promoção da saúde na enfermagem não se limitam apenas às instalações específicas, mas também podem ser transferidas para outras instalações de atendimento. Os padrões são estabelecidos na prática para promover o uso sustentável dessas intervenções. Os desafios que surgem com a integração de diferentes perspectivas e métodos de trabalho são cuidadosamente observados, assim como as diretrizes éticas e a proteção de dados.

A professora Gaby Lenz, da Universidade de Ciências Aplicadas de Kiel, enfatiza que o uso de robôs humanóides em casas de repouso não apenas melhora a saúde mental e física dos residentes, mas também ajuda os funcionários a executar suas tarefas com mais eficiência. O projeto robusto está finalmente resumido em um relatório publicado on -line, a fim de fornecer a outras instituições conhecimentos valiosos e promover ainda mais o uso da robótica em atendimento.

Details
Quellen