Nova logística de descarte no distrito de Paderborn: menos taxas de lixo para todos!

Ab 1. Januar 2026 startet eine neue Entsorgungslogistik im Kreis Paderborn, um Abfallgebühren zu stabilisieren.
A partir de 1º de janeiro de 2026, uma nova logística de descarte no distrito de Paderborn começará a estabilizar as taxas de resíduos. (Symbolbild/ANAG)

Nova logística de descarte no distrito de Paderborn: menos taxas de lixo para todos!

A partir de 1º de janeiro de 2026, uma nova logística de descarte será implementada no distrito de Paderborn, que se destina a otimizar o gerenciamento de resíduos por vários contratos de descarte recém -assinados. As negociações do contrato foram realizadas sob a direção do administrador do distrito Christoph Rüther e envolveram prefeitos dos municípios envolvidos e representantes das empresas de descarte de resíduos comissionadas. Together they have developed uniform standards and modalities for waste disposal in a working group, which aim to identify savings potential and to keep the waste fees stable for citizens, such as Bad-Wuennenberg.de relatou.

Os novos contratos têm um período de seis anos com a opção a mais um ano e incluem um valor de ordem de 20,3 milhões de euros. Remondis Südwestfalen GmbH recebeu o contrato para as cidades de Delbrück, Hövelhof e Salzkotten, enquanto o Serviço Ambiental Lobbe GmbH & Co. KG para Altenau, Bad Wünnenberg, Borchen, Büren e Lichtenau serão responsáveis. Os prestadores de serviços comissionados são responsáveis ​​pela coleta e pelo transporte de resíduos residuais, resíduos orgânicos, resíduos de papel, resíduos volumosos, dispositivos elétricos e resíduos.

Inovações tecnológicas no descarte de resíduos

Uma inovação significativa será o equipamento de todos os recipientes de lixo com um chip que pode ser lido pelas empresas de cobrança. Os contêineres de resíduos devem começar no outono próximo, pelo qual o anúncio será feito em tempo útil. A.V.E. no 05251/1812-0 ou por e-mail para info@ave-kreis-paderborn.de disponível.

No contexto desses novos contratos e cooperação inter -municipal na área de gestão de resíduos, também deve ser observado o julgamento relevante do Tribunal de Justiça Europeu (TJE). Isso afirma que a cooperação inter-municipal não está sujeita à obrigação de concurso se houver um acordo de cooperação da lei pública entre as partes contratantes, que não inclui apenas o pagamento de serviços. De acordo com municípios. Evitação de propostas.

Estrutura legal da colaboração

De acordo com a Seção 108 (6) GWB, os clientes públicos podem fornecer menos de 20 % dos próprios serviços para serem libertados da obrigação de concurso. Este regulamento destina -se a permitir estruturas de cooperação inter -municipal com base em um conceito cooperativo sem procedimentos de aquisição. O TJE deixou claro que um "desempenho contra a taxa" não é prêmio -livre e que a colaboração deve buscar um objetivo estratégico e comum para ser reconhecido como inter -municipalidade. No entanto, o desafio ainda resta garantir esses critérios na prática, como

Os novos contratos de descarte no Distrito de Paderborn são, portanto, não apenas uma reação contemporânea aos desafios da gestão de resíduos, mas também um exemplo do uso da estrutura jurídica atual e conceitos para a cooperação inter-municipal que levam em consideração os requisitos das diretrizes da UE.

Details
Quellen