Descoberta no Arquivo Paderborn: fotos mais antigas da coluna mariana revelada!

Descoberta no Arquivo Paderborn: fotos mais antigas da coluna mariana revelada!

Na história da cidade de Paderborn, uma foto recém -descoberta desempenhou um papel especial. A imagem que mostra a coluna Marian em 1862 já foi registrada no arquivo de Paderborn City e District. É uma das representações mais antigas conhecidas desse pilar icônico, anunciado em 1854 em conexão com o dogma da imaculada concepção de Maria. A coluna mariana em si foi inaugurada em 8 de dezembro de 1861 e é considerada um monumento importante na cidade.

A representação fotográfica é de 6,2 x 10 cm e é montada em papelão de cerca de 7 x 11 cm como um carte de visita tão chamado. Essa tecnologia de foto, patenteada em 1854, tornou as fotografias difundidas e mais acessíveis. O arquivista Andreas Gaidt suspeita que esta imagem é a primeira a mostrar a coluna Mariian em combinação com o edifício Marienplatz 12.

Os autores da imagem

Wilhelm Köppelmann e Carl Willcke, ambos fotógrafos de Paderborn, são negociados como possíveis autores da foto. Köppelmann escolheu Paderborn como sua casa em 1851 e abriu um estúdio em Rosenstrasse em 1863, enquanto Willcke, que veio para Paderborn em 1862, dirigiu seu estúdio diretamente em Marienplatz. Este último estava nas imediações da coluna mariana, que aumenta a probabilidade de ele ser o fotógrafo da imagem.

A foto poderia ter sido tirada no final de 1862 - um portador extra que é suportado pelas árvores em segundo plano. Os registros históricos mostram que as paisagens da cidade em Paderborn foram oferecidas apenas em geral a partir de 1869, com exceção da coluna de Maria. O tempo de origem da imagem indica assim o poder criativo de Willcke, especialmente porque ele só morreu em 1871 e seu estúdio mudou de mãos em 1869.

Os projetos de arquivo e futuros

O Arquivo de Cidade e Distrito de Paderborn fez um progresso notável na digitalização de suas coleções nos últimos anos. No outono de 2019, uma exposição sobre "Fotógrafos / fotografias iniciais da cidade e distrito de Paderborn" ocorrerá na casa do distrito de Paderborn. Isso dará outra olhada no passado fotográfico da região e no trabalho de fotógrafos como Friedrich Hundt, que trabalhou em Paderborn. Enquanto isso, a busca por outras fotografias históricas e seus autores continua sendo uma preocupação central do arquivo.

O arquivo pode conter outras vistas mais antigas da cidade, mas apenas como reproduções. Uma reprodução datada em 1942 inicia o modelo por volta de 1870, que pode ser projetado como um daguerreótipo. Verifique os arquivistas ...

A descoberta das fotos do pilar de Marios tiradas em 1862 mostra o esforço para preservar e apresentar a herança histórica de Paderborn. Uma das publicações notáveis sobre a história da cidade é o livro "Paderborn na República de Weimar 1918-1930", de Detlef Grothmann, que já fez uma contribuição significativa para a documentação da história da cidade. A editora, que publica este e outras obras, é a pressão de Bonifatius que está intimamente ligada à história da cidade.

O desenvolvimento da cidade de Paderborn, especialmente no campo da fotografia, não é apenas fascinante, mas também documenta as mudanças sociais que a região moldou nos séculos XIX e XX.

Details
Quellen

Kommentare (0)