Mensagem pacífica: igrejas promovem a compreensão do Ramadã 2025

Am 1. März beginnt der Ramadan 2025. Katholische und evangelische Kirchen in NRW senden eine gemeinsame Grußbotschaft für Frieden.
O Ramadã 2025 começa em 1º de março. As igrejas católicas e protestantes na NRW enviam uma saudação conjunta pela paz. (Symbolbild/ANAG)

Mensagem pacífica: igrejas promovem a compreensão do Ramadã 2025

Em 1º de março de 2025, o mês de jejum muçulmano Ramadã começa, que dura até 30 de março. Por ocasião deste importante mês, cinco dioceses católicas (minério) e três igrejas estatais evangélicas no norte da Reno-Westphalia publicaram uma saudação às comunidades e crentes muçulmanos. A mensagem foi assinada pelo arcebispo Dr. Udo Markus Bentz (Arquidiocese de Paderborn), bem como de outros representantes de alto índice das igrejas, incluindo DietMar Arends (Superintendente do Estado do Lippische Landeskirche) e Dr. Helmut (Bishop of Aachen) relata o arcebiovy paderborn .

A saudação começa com um desejo de paz e enfatiza a responsabilidade comum dos cristãos e muçulmanos pela paz e misericórdia. Com base nas respectivas tradições religiosas, a importância da proteção da vida humana é enfatizada. Além disso, a mensagem exige agir ativamente para um futuro melhor e ter confiança nas boas intenções de Deus. O Ramadã e a Quaresma Pré -Oriente são destacados como oportunidades de reflexão.

Valores básicos comuns como base do diálogo

A iniciativa para a saudação se originou em uma longa tradição de comunicação inter -religiosa. Desde 2009, os bispos católicos (minério) e presidentes protestantes e superintendentes estaduais enviaram mensagens conjuntas ao Ramadã. Destina-se a definir um sinal do diálogo inter-religioso com base em valores comuns e está firmemente ancorado no ensino de Abraham informa o fórum Dialog .

A coexistência pacífica é promovida pelo diálogo inter -religioso, como um estudo da Universidade de Heidelberg 2020 mostra. Isso examina o papel de valores comuns, como misericórdia, justiça e dignidade humana nas religiões abáâmicas. Esses valores não são apenas a base da fé, mas também os fundamentos para a paz e o entendimento social.

misericórdia e justiça no contexto inter -religioso

A misericórdia é descrita no judaísmo pelo conceito de "Chesed", no cristianismo pelos ensinamentos de Jesus e no Islã como "Rahma". Esses valores não são apenas teologicamente, mas também praticamente relevantes, especialmente em tempos de Quaresma, onde as práticas e os cuidados auto -refletidos estão em primeiro plano.

A justiça, outro valor central, é definido no judaísmo como um "tzedek", no cristianismo pelo ensino de Jesus e no Islã como "ADL". Os desafios que o diálogo inter -religioso implica geralmente são devidos a preconceitos e mal -entendidos históricos. Projetos como a "Conferência Inter -religiosa do Metropolitan Washington" e a Casa de um em Berlim mostram como um melhor entendimento pode ser promovido por meio de projetos de educação, educação e conjuntos.

Finalmente, pode -se afirmar que o diálogo inter -religioso desempenha um papel importante na sociedade de hoje. Ele não apenas promove o entendimento entre diferentes crenças, mas também é uma contribuição decisiva para a coesão social nas cidades como a organização fidev resume .

Details
Quellen